CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Windows 11 original vai deixar de ter suporte oficial; atualize agora
Chegou a hora de atualizar o seu computador: a Microsoft vai deixar de oferecer suporte à versão original do Windows 11 (21H2) no dia 10 de outubro. Isso afeta todas as edições do sistema operacional lançadas em outubro de 2021.
O Windows 11 foi lançado originalmente com o release 21H2, mas a Microsoft já disponibilizou outras atualizações do sistema com o passar dos anos. Portanto, quem ainda usa essa versão original precisa atualizar o computador pelo Windows Update para continuar recebendo correções de bugs, ajustes de segurança e novas funções.
As seguintes versões não terão mais suporte a partir de 10 de outubro:
- Versão 21H2 do Windows 11 Home;
- Versão 21H2 do Windows 11 Pro;
- Versão 21H2 do Windows 11 Pro for Workstation;
- Versão 21H2 do Windows 11 Pro Education.
Fim do ciclo não é nenhuma novidade
A Microsoft anunciou o prazo na página de ciclos de vida do Windows, mas o encerramento apenas segue as diretrizes da empresa. Uma nova versão do Windows 11 é lançada a cada ano, com suporte por até 24 meses nas categorias Home e Pro. Sendo assim, a data limite está chegando para quem ainda usa a compilação de dois anos atrás.
A recomendação é atualizar para o Windows 11 22H2, lançado em 2022. Além disso, o sistema disponibiliza outras atualizações pontuais, como o Moment 3, disponibilizado ao público geral em junho deste ano.
E o Windows 23H2?
Ainda não há muitas informações sobre o próximo grande update anual do Windows 11, o 23H2. Um vazamento em fevereiro indicou que o trabalho estava em andamento. A versão 22H2 chegou ao público no mês de setembro do ano passado, então é possível pensar num prazo parecido para a nova build.