Educação & Cultura
Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de seminário da Semana do Trompete na UFPB
Alunos trompetistas de bandas marciais das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam até sexta-feira (14), nos turnos manhã e tarde, da ‘VI Semana do Trompete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)’, que tem como tema “40 Anos de Trompete: Perspectivas e Trajetórias”. O evento é promovido pelo Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (CCTA) e conta o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), representado pela Seção de Bandas Escolares do município de João Pessoa.
Na manhã desta quarta-feira (12), os alunos participaram de uma aula lúdica ministrada pelo professor do Conservatório Pernambucano de Música e primeiro trompete da Orquestra Sinfônica de Recife, Wilson Pimentel. Além da parte teórica os alunos também colocaram a boca no instrumento e partiram para a parte prática.
Alegria para o estudante Walter Lucas, 10 anos, da Escola Municipal Anayde Beiriz. “Muito boa essa aula prática porque o professor passa para gente muitas dicas boas. Estou muito feliz em participar desse momento e sei que vai ajudar demais meu desempenho na banda marcial da escola”, disse o aluno.
O coordenador da ‘IV Semana do Trompete da UFPB’, professor Ayrton Benk, do Departamento de Música, falou da importância da parceria da instituição com a Prefeitura de João Pessoa. “Nós sempre estivemos abertos para parcerias com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, no sentido de que possamos elevar a qualidade do ensino e elevar a qualidade cultural da cidade, com eventos e concertos. Isso é um momento muito importante para esses meninos porque desenvolve não só a parte motora como também o corpo e mente”, explicou o coordenador.
Ainda nesta quarta-feira terá início a programação geral da Semana, que abordará a trajetória dos 40 anos de formação de trompetistas na UFPB, discutindo os temas sobre currículo, perspectivas profissionais e trajetórias dos ex-alunos da universidade, abordando também performances artísticas pelos alunos, ex-alunos e professores da UFPB, através de palestras, recitais e concertos.
“Esse é um momento de inovação. A Secretaria de Educação está possibilitando o aluno a aprofundar seus conhecimentos com músicos já gabaritados. Ter esse contato é conhecer um pouco mais não só sobre o instrumento, como também a Universidade. Desde o início do ano a gente trabalha os projetos de trombone, bombardino, tuba e percussão com os alunos da nossa Rede. É só agradecimento ter momentos como este”, falou o coordenador da Seção de Bandas Escolares da Sedec, Rômulo Albuquerque.