Connect with us

Saúde

Primeiro passe livre para portadores de fibromialgia em João Pessoa é comemorado por pacientes e pela autora do projeto

Após sete meses de aprovação pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) da lei que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência, o primeiro cartão de passe livre no sistema de transporte coletivo de ônibus destinado a esse público foi emitido e entregue para uma moradora do Bairro Cidade Verde (Mangabeira).

“Estou muito feliz. Aguardava por isso há um bom tempo. O passe livre vai ajudar em muito, já que me encontro impedida de trabalhar, de exercer a minha atividade por causa dos sintomas da fibromialgia. Só temos que agradecer a Fabíola Rezende pela criação da lei”, comemora Geizy Fernandes, de 41 anos, casada e mãe de um recém-nascido de apenas três meses. “Durante a minha gestação, o gasto com transporte para ir ao médico foi grande e muito difícil para quem está desempregada”.

O passe livre para pessoa com fibromialgia é resultado de um projeto de lei de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB) – atualmente na condição de primeira suplente –, aprovado por unanimidade na CMJP em 15 de dezembro do ano passado. No dia 24 de março deste ano, a nova lei municipal foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de João Pessoa. Já a regulamentação e atualização da lei do passe livre na capital, também assinada pelo prefeito, foi publicada no DOM na edição do último dia 7 de julho.

“Temos muito o que comemorar com a entrega do primeiro passe livre de deficiente para pessoa com fibromialgia na cidade de João Pessoa. Estamos felizes, comemorando o resultado do nosso trabalho na Câmara de Vereadores e colhendo os frutos de uma luta incansável das pessoas com fibromialgia que se mobilizam principalmente nas redes sociais e junto aos poderes públicos em busca dos seus direitos”, avalia Fabíola Rezende. “Agora vamos lutar para que a emissão do passe livre seja mais ágil e não esbarre na burocracia e na desinformação”.

Geizy Fernandes, que foi a primeira a conseguir o passe livre, teve que esperar cerca de 60 dias para obter o benefício. “Foi muito difícil juntar a documentação, dar entrada na Funad e ficar na espera. O passe livre fez muita falta nesse tempo, principalmente devido a minha gravidez e por estar desempregada”, lamenta Geizy, que era auxiliar administrativa de uma empresa privada da capital paraibana, de onde pediu demissão por não ter mais condições de trabalhar devido aos sintomas da doença e de outros problemas físicos e emocionais crônicos decorrentes da fibromialgia que a incapacitava.

Ela saiu da empresa um ano antes de descobrir que era portadora da fibromialgia. “Saí da empresa em junho de 2019 e só consegui um diagnóstico definitivo um ano depois. Tinha vários sintomas da doença desde 2012, mas não sabia o que era. Tinha passado por vários médicos e não havia diagnóstico. Só descobri a fibromialgia em 2020, quando fui encaminhada a um reumatologista”, conta Geizy.

Para obter o cartão de passe livre no transporte coletivo de ônibus de João Pessoa, Geizy Fernandes, com toda a documentação em mãos, deu entrada à solicitação no último dia 24 de maio. “Eles disseram que demoraria de 60 a 90 dias. “Graças a Deus recebi o cartão. Mas poderia não ter demorado tanto”, aponta a auxiliar administrativa, lembrando que faz acompanhamento com um psiquiatra desde 2012. “A fibromialgia age no nosso físico e no emocional. Em 2012 eu já tinha fibromialgia e não sabia”.

Desconhecimento e laudo caro

“Somos muito gratas pelo que a vereadora Fabíola Rezende fez e sei que ela agora vai intensificar suas ações ainda mais junto à nossa luta para que a emissão dos cartões de passe livre não seja tão demorada”, avalia a recepcionista Angélica Cristiane Pereira de Lima, de 47 anos, moradora do Bairro de Mangabeira VIII, casada, mãe de dois filhos e avó de quatro netos.

Angélica se refere à falta de informação por parte dos que atuam no setor da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) sobre a lei em vigor, em João Pessoa, responsável pela emissão das carteiras do passe livre. “A Funad não quer reconhecer por falta de conhecimento da doença e da lei que nos garante este direito. Tanto a assessoria jurídica da instituição quanto o estado precisam ser orientados nesse sentido”, reclama Angélica.

Outro entrave apontado por ela é na obtenção dos laudos médicos, que são caros e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a demora por uma consulta é longa. “Eu mesmo aguardo uma consulta a um reumatologista pelo SUS há mais de cinco meses. Tenho vários outros laudos de doenças relacionadas à fibromialgia, mas a Funad não tem informações acerca do problema”, lamenta Angélica Lima, que descobriu a doença e faz tratamento desde 2019. “Centenas de pessoas estão na mesma situação que a minha. A grande maioria não tem dinheiro para uma consulta, que é cara. Alguns estão fazendo cotas ou vaquinhas entre amigos e familiares para conseguir o dinheiro para uma consulta particular, porque não aguentam mais esperar pelo SUS”.

E ela ressalta: “Por isso que fizemos a maior festa quando soubemos da entrega do primeiro passe livre. Isso é uma vitória pra gente e esperamos que a Funad dê mais agilidade”. Devido à doença, Angélica, que trabalhava como recepcionista, também está desempregada. “A fibromialgia é incapacitante. Eu estou completamente incapacitada. Tenho problemas motores, com a parte cognitiva afetada, com dificuldades de andar, de me locomover. Com a fibromialgia, adquiri outros problemas crônicos, como a depressão”, informa ela, explicando que a situação fica mais drástica quando vêm as crises severas de tempos em tempos.

Angélica Lima é uma das administradoras de um grupo no WhatsApp que reúne pessoas diagnosticadas com fibromialgia, onde trocam experiências, informações e se mobilizam para passar informações sobre a doença e lutar por seus direitos. “Hoje somos 147 no grupo, mas todos os dias entram mais gente através da nossa página do Instagram (@fibromialgicospb).

Ela lembra que não há dados concretos, mas estudos apontam que cerca de 5% da população é portadora da fibromialgia, só que a quase totalidade nem sabe que tem a doença ou foi diagnosticada. “Quase sempre a doença não aparece nos exames. E até a pessoa chegar a um diagnóstico chega a demorar seis meses”, alerta Angélica, estimando que só em João Pessoa pode ter até 40 mil pessoas com fibromialgia. “O problema maior é a falta de diagnóstico. Por isso somos muito gratas pelo que Fabíola Rezende fez e faz”.

Deficiência física e impedimentos

A fibromialgia, reconhecida como deficiência física em João Pessoa por iniciativa de Fabíola Rezende, causa impedimentos a longo prazo nas pessoas, e esses impedimentos podem dificultar a participação plena e efetiva na sociedade. “Por isso que a lei assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos que as pessoas com deficiência possuem”, explica Fabíola.

Na prática, a fibromialgia é uma doença músculo esquelética cuja principal característica é uma dor crônica. A dor não atinge apenas um local específico, mas em todos os segmentos do corpo e que não diz respeito apenas as articulações. Não é uma dor articular, é uma dor ao longo dos membros, como pernas e braços, ao longo das costas. As partes afetadas pela síndrome são a parte intestinal, urinária e a psiquiátrica. Além das dores, os pacientes se referem a queixas no sentido emocional. As dores vêm associadas a quadros de infecção. Ainda não há pesquisas que atestem objetivamente as causas dessa doença. Embora não tenham estudos definitivos sobre a origem genética, a tendência é comprovada.

Para a emissão da carteira em João Pessoa, o portador deve se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. A carteirinha da pessoa com fibromialgia é um documento cujo objetivo também é facilitar o acesso desse público ao atendimento médico e consultas, filas de banco e estacionamento prioritário.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO14 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO14 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional14 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO15 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura15 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional15 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional15 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional15 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional15 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional15 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca16 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca20 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca21 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte21 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE21 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura21 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública21 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca21 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca21 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO21 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte22 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO22 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública22 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE22 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br