Saúde
Hospital de Coremas ganha novo padrão energético e otimiza funcionamento de instalações e equipamentos
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, passou por uma extensa melhoria no seu padrão de medição de energia elétrica. O serviço, feito em conjunto com a concessionária de energia da Paraíba, a Energisa, foi concluído nessa terça-feira (18). Com essa ação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, modernizou-se as instalações elétricas internas, ampliando a vida útil de equipamentos e melhorando ainda mais a dinâmica do hospital.
A engenheira eletricista da SES, Rosilene Farias, que coordenou os serviços de padronização da rede elétrica do hospital, lembra a importância do serviço. “O hospital de Coremas estava com sua rede elétrica interna e a rede de alimentação geral precisando desta atualização. Com essa ação, a rede foi redimensionada para suprir, de uma forma ainda mais eficaz, toda a demanda de consumo da unidade ”, destaca.
Num primeiro momento, segundo ela, a SES fez um levantamento na unidade para identificar o que era necessário atualizar e modernizar. “Começamos a correção pelos circuitos terminais, adequando-os as atuais normas elétricas brasileiras”, disse ela, lembrando que o transformador existente na unidade tem uma potência de 112,5 kVA, mas encontrava-se com o padrão de medição com condutores menores do que a capacidade do equipamento, o que também foi atualizado. “Com essa ação, foi ativado um novo padrão de medição elétrica compatível com o transformador da unidade”, explica Rosilene, ressaltando que toda a ação assegura o fornecimento de uma corrente elétrica de melhor qualidade.
Para a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, a ação vai trazer inúmeros benefícios. “Com essa padronização da rede teremos um ganho, inclusive, na otimização de uso de equipamentos”, destaca a diretora. O hospital de Coremas funciona como unidade de portas abertas para Clínica Médica, Maternidade e procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, além de integrar o Programa Opera Paraíba, desde 2021.