Educação & Cultura
10 perguntas e respostas sobre o Saeb 2023
Saiba o que é e como funciona essa avaliação, realizada a cada dois anos para medir a qualidade da Educação Básica brasileira
A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Para possibilitar a comparação com as edições anteriores, de 2019 e 2021, algumas matrizes das avaliações não mudaram em 2023.
Organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Matemática e Língua Portuguesa são aplicadas para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para os alunos dos 3º e 4º anos (período extra devido à pandemia da Covid-19) do Ensino Médio. As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza avaliam os 5ºs e 9ºs anos por amostragem, e algumas escolas de Educação Infantil respondem a questionários sobre a qualidade da Educação.
No início de julho, o Inep realizou uma live para divulgar uma cartilha com as diretrizes desta edição. Confira a seguir as respostas às principais questões sobre o Saeb 2023.
1) Para que serve o Saeb?
Trata-se de uma avaliação externa em larga escala que busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. Atualmente, ela é o principal instrumento para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Além da avaliação (testes), são aplicados questionários aos secretários municipais de Educação,aos diretores de escolas, a alguns professores das disciplinas que fazem as provas e aos alunos participantes, buscando contextualizar socioeconomicamente os resultados.
Os resultados do Saeb compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao lado dos dados de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar. As informações obtidas pelo Saeb podem colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas. Para as escolas, a análise dos resultados permite mapear pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
2) Quem participa do Saeb
São avaliados alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º e 4º anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Para as provas do 2º ano, participam apenas algumas escolas sorteadas. Já na prova dos demais anos participam quase todas as escolas públicas, e algumas particulares também são sorteadas. Desde 2021, foi incluída a Educação Infantil de escolas públicas, privadas e conveniadas (leia mais detalhes na resposta da questão 7).
No entanto, existem escolas que ficam de fora, segundo os seguintes critérios divulgados pelo Inep:
- escolas com menos de dez alunos matriculados nas séries avaliadas;
- escolas ou turmas que atendem apenas estudantes da Educação especial;
- escolas indígenas onde não se fala o português;
- turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de magistério e multisseriadas.
3) Quando acontece a avaliação na escola?
As aplicações do Saeb acontecem a cada dois anos. A edição anterior foi em 2021, e a próxima aplicação acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. Uma instituição aplicadora, contratada pelo Inep, telefona para as escolas participantes e agenda a data.
4) Como saber se a minha escola participará do Saeb?
O Inep usa os dados preliminares do Censo Escolar 2023 (declarados entre 31 de maio e 31 de julho de 2023) para definir as escolas e os alunos que participarão da avaliação. Essas informações também permitem conhecer a quantidade correta de provas a serem impressas e para quais turmas e alunos elas serão aplicadas, além de planejar a assistência aos estudantes que necessitam de atendimento especializado. Por isso, é preciso que a escola tenha declarado os dados corretamente até o dia 31 de julho para poder participar do Saeb 2023.
5) Tenho estudantes com deficiência. O Saeb apoia a participação deles na prova?
Durante a live sobre o Saeb 2023, Laene Lustosa, chefe da Divisão de Análise e Estatística e Amostragem do Inep, recomendou não desestimular os alunos com deficiências a participarem da prova, pois será possível informar se eles tiveram dificuldade. Para o Inep, é importante entender como esses estudantes, público-alvo da Educação especial, têm lidado com o teste. Desde que informado pela escola que precisarão de atendimento especializado (via Censo Escolar ou quando telefonarem para agendar a aplicação), o Saeb informa que providenciará:
- atendimento com recursos e profissionais, que a escola poderá oferecer ao participante durante a prova;
- tempo adicional para a realização dos testes e preenchimento do questionário;
- sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais especiais;
- instrumentos adaptados para estudantes com baixa visão;
6) Como são definidos os estudantes que farão os testes de Ciências?
Algumas escolas públicas e particulares do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental são sorteadas para fazer os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O Inep enviará um e-mail para essas escolas, informando sobre a participação.
As provas são realizadas em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e o aluno só faz uma prova de Ciências (Ciências da Natureza ou Ciências Humanas). O conteúdo segue a matriz da BNCC para os anos avaliados.
7) Como será feita a avaliação da Educação Infantil?
Na Educação Infantil, não há testes, mas a direção e os professores de creches e pré-escolas das redes municipais preenchem questionários via internet. O objetivo é avaliar a Educação Infantil em escolas públicas, privadas e conveniadas.
A participação das escolas é amostral, e a matriz de referência é de 2018. Os resultados são gerados apenas para o Brasil e seus estados, e não para cada escola especificamente.
8) Quais são as matrizes de referência do Saeb?
Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No 2º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já são alinhados à BNCC. Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no 5º e no 9º ano, também seguem a BNCC.
No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º e no 4º ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do Saeb, que seguem as matrizes de 2001. É possível acessar as matrizes e escalas do Saeb no próprio site do Inep ou aqui.
9) Por que algumas escolas não recebem os resultados?
As escolas sorteadas para fazer as provas do 2º ano do Ensino Fundamental ou de Ciências da Natureza e Ciências Humanas não recebem os resultados individualizados dessas avaliações, pois são gerados dados apenas sobre o Brasil e o estado de que fazem parte. Os resultados das escolas particulares sorteadas também servem para compor os resultados do Brasil e dos estados brasileiros, e não geram um retorno específico para as escolas.
No caso das aplicações censitárias (aquelas em que as escolas não precisam ser sorteadas para participar), elas geram resultados para o Brasil, estados, municípios e escolas. Mas, para receber esses dados, o município precisa cumprir alguns critérios:
- ter um mínimo de dez estudantes fazendo o Saeb nos anos avaliados;
- ter, no mínimo, 50% dos alunos participando do Saeb.
As escolas também precisam cumprir os seguintes requisitos para receber os resultados:
- ter um mínimo de dez estudantes fazendo o Saeb nos anos avaliados;
- ter, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do Saeb.
10) Quando serão divulgados os resultados do Saeb?
Os resultados preliminares estão previstos para 21 de maio e os finais, até 24 de setembro de 2024. Eles poderão ser consultados na página específica do Saeb, no site do Inep.
Acesse aqui uma curadoria de planos de aula de Matemática alinhados ao Saeb divididos por anos:
- Planos de aula de Matemática – 1º ano
- Planos de aula de Matemática – 2º ano
- Planos de aula de Matemática – 3º ano
- Planos de aula de Matemática – 4º ano
- Planos de aula de Matemática – 5º ano
**Conteúdo publicado originalmente em 20/05/2020 e atualizado em 14/07/2023.
Fonte: Nova Escola