CIDADE
HCA cria protocolo de abordagem a pacientes graves e capacita servidores
A estratégia foi possível graças à implantação da Comissão de Educação Permanente, Capacitação e Atualização
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) de Campina Grande criou um protocolo de abordagem a pacientes graves. Nesta quarta-feira, 19, os servidores da unidade hospitalar foram treinados para se adequarem ao protocolo e, com isso, qualificar o atendimento de urgência e emergência do serviço.
O hospital funciona 24 horas por dia, sete dias por semana com atendimento de demanda espontânea, ou seja, portas abertas, para crianças até 13 anos de idade. O perfil do serviço é justamente o atendimento a pacientes com sintomas de moderado a grave. Os casos simples devem ser atendidos na Atenção Primária à Saúde.
Participaram da capacitação todos os setores: segurança, serviços gerais, fisioterapia, médicos, enfermagem, laboratório, administração, supervisão e demais. A estratégia foi possível graças à implantação da Comissão de Educação Permanente, Capacitação e Atualização, que foi criada recentemente na unidade hospitalar.
“Na realidade, a direção junto com as coordenações dos diversos setores do hospital, instituíram a política de educação continuada, capacitação e atualização permanente. Esse pilares são fundamentais para o aprimoramento do cuidado de saúde infantil”, disse o diretor técnico do hospital, Pablo .
Também foi instituída uma comissão de segurança do trabalho. “O objetivo é estabelecer protocolos, criar um ambiente de segurança ao trabalhador e, principalmente, atender melhor à população. Não existe outra prioridade no serviço que não seja a qualidade no atendimento”, disse o diretor.
Além do HCA, a Secretaria Municipal de Saúde também oferta atendimento infantil no Hospital Municipal Pedro I, para crianças a partir de 2 anos, com funcionamento das 7h às 19h. Também tem atendimento pediátrico no Centro de Saúde Francisco Pinto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h, para casos mais simples.