CIDADE
Secretaria de Saúde promove ação alusiva ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa e a Associação da Comunidade Negra de Paratibe realizarão, nesta terça-feira (25), uma ação alusiva ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. A programação inclui feira de serviços de saúde, atrações culturais e rodas de conversas, durante o período das 8h às 12h, na Comunidade Quilombola de Paratibe.
De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde da População Negra de João Pessoa, Késsio Brito, a ação tem o objetivo de dar maior visibilidade à data e a esta população por meio da promoção à saúde, do resgate da cultura e da valorização da mulher negra. “Nosso foco principal é resgatar a autoestima e valorizar a luta pela conquista de direitos”, afirmou.
A feira de serviços de saúde contará com atendimentos médico, odontológico e de enfermagem, ventosaterapia, auriculoterapia, testes rápidos de ISTs e verificação de pressão arterial. Além dos serviços, a população poderá participar das rodas de conversas com temáticas relacionadas à saúde da população negra. Já as atividades culturais contam com grupo de capoeira e apresentações musicais.
“A população negra em nosso país, assim como em nossa cidade, é quem está mais vulnerável e exposta às condições de adoecimento, sofrem com a invisibilidade social e, consequentemente, tem mais dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Por isso, temos o compromisso de levar as políticas públicas de saúde até este público”, destacou Késsio Brito.
Celebração – Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 1992, ano do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingos, na República Dominicana. Além de propor a união entre essas mulheres, o evento visava também denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo.