CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Do Larry Bird ao X | Como o Twitter mudou de logo nos últimos 17 anos
Uma marcas mais reconhecidas do mundo da tecnologia passa por uma mudança radical. Nas mãos do proprietário Elon Musk, o Twitter ganha um novo nome e abandona o logo com o passarinho azul que por mais de 10 anos representou a rede social.
Nesta segunda-feira (24), Musk apresentou ao seus seguidores a nova identidade visual para a plataforma com um logo que contém simplesmente a letra “X”. A proposta do bilionário é fazer de “X” um aplicativo com serviços mais abrangentes.
Logo do Twitter ao longo dos anos
Desde o lançamento do Twitter, em 2006, a rede social passou por poucas mudanças de logo e ficou conhecida mundialmente com o ícone do passarinho estilizado em cor azul.
A ave se tornou um símbolo que representava, para muitos usuários, a liberdade de expressão e a possibilidade de levar suas opiniões para todos os cantos do mundo.
No entanto, o passarinho azul só foi incorporado como logo de fato do Twitter em 2010, quatro anos depois do lançamento da plataforma. Confira abaixo como foi a evolução do logo do Twitter.
Primeiro logo do Twitter
A primeira versão de logo do Twitter, ainda em fase de pré-lançamento, apresentava o nome da companhia — então Twttr — em cor verde. Essa versão foi desenhada pelo cofundador da plataforma, Biz Stone, e utilizada entre março e julho de 2006.
Logo de lançamento do Twitter
Para o lançamento do Twitter ao público, a companhia contratou a designer Linda Gavin para elaborar um novo logo. A designer teria tido poucos dias para realizar a tarefa e a versão escolhida apresentava o nome em uma fonte arredondada e cor azul clara e foi utilizada de 2016 até 2010.
O ícone Larry Bird
Foi em 2010 que o Twitter passou a usar um ícone do passarinho azul como logo, expandindo o uso que havia começado anteriormente como um ícone da plataforma. O cofundador Biz Stone deu ao pássaro o nome de Larry the Bird, em homenagem ao jogador de basquete Larry Bird.
A imagem do passarinho foi adquirida pela companhia no iStock pelo valor de US$ 15. Como empresas não podem registrar marca comercial com material de banco de imagens, a equipe de design modificou a imagem até chegar à versão lançada ao público.
Twitter logo evolution 2006–2023#WebDesignHistory pic.twitter.com/oH28pL6Fqi
— Web Design Museum (@WebDesignMuseum) July 24, 2023
De 2010 a 2012, o logo da plataforma continha o nome da empresa — com o mesmo visual da tipografia anterior — acompanhado do passarinho azul.
O passarinho azul do Twitter
A partir de 2012, o passarinho azul passou a ser usado sozinho para representar a marca. Larry the Bird ganhou também um visual mais moderno, com o beija-flor em um aparente voo, foi rebatizado para “Twitter Bird”.
Em 2016, na ocasião dos 10 anos da rede social, um perfil oficial do Twitter Austrália publicou um GIF onde é possível ver todos os passarinhos usados pelo Twitter ao longo de uma década.
We've all changed a little over the last ten years, and so has our bird logo! #LoveTwitter pic.twitter.com/hNRvo4qf27
— Twitter Australia (@TwitterAU) March 21, 2016
Por mais de uma década, a versão mais recente do passarinho azul representou a rede social e simbolizou o formato “curto e rápido” dos tuítes da plataforma.
Elon Musk brinca com Dogecoin
Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, a plataforma teve “um dia de cão” quando o bilionário resolveu trocar o ícone do pássaro azul pelo símbolo da Dogecoin — a criptomoeda que ganhou o rosto do cachorro do meme Doge.
A “brincadeira” de Musk fez o valor da Dogecoin disparar no dia 3 de abril de 2023. Vale lembrar que Musk é suspeito de possuir um grande volume de Dogecoins em sua carteira virtual.
Simplesmente X
Em 24 de julho de 2023, o Twitter inaugurou uma nova fase de sua história com a apresentação do logo “X” tomando conta do espaço que antes era ocupado pelo Twitter Bird.
A mudança é o primeiro passo de Elon Musk em transformar o Twitter em um “superapp” com outros serviços agregados. O design do novo “X” foi escolhido entre conceitos enviados por seguidores na plataforma, a convite do próprio Musk. Ao revelar o novo logo, o proprietário tuitou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
A intenção de transformar completamente o Twitter também se confirma pelo redirecionamento do endereço x.com para a plataforma social. Será o adeus definitivo do passarinho azul.