CIDADE
Cabedelo realiza edição mensal do projeto de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania, em Intermares
A partir de agora, a iniciativa, que foca a atenção aos idosos, será realizada 2 vezes por mês, nos bairros de Centro e Intermares
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta terça-feira (25), mais uma edição da Ação de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania, cuja retomada aconteceu no início do mês, pelo bairro do Centro.
Desta vez, a ação que visa levar serviços à usuários dos serviços de assistência do município e pessoas da comunidade chegou, pioneiramente, ao bairro de Intermares.
A ação, que objetiva prover a população idosa de informações sobre direitos, acesso a serviços de cidadania e saúde, aconteceu na Praça do Açaí. Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Cynthia Denize, anunciou que a partir de agora a ação passará a acontecer duas vezes ao mês, sendo uma no Centro da cidade e outra em Intermares.
“A população idosa do bairro de Intermares recebe hoje a caravana da Ação de Assistência à Pessoa Idosa, que é uma iniciativa da Secretaria para ampliar o atendimento e aproximar os serviços da população. O projeto prevê que, mensalmente, nossas equipes concentrem alguns serviços, levando-os à comunidade, numa estratégia pensada para ampliar o alcance e, até mesmo, melhorar o nível de conhecimento dessa parcela da população sobre seus direitos, canais e maneiras de acessá-los. A partir desta edição, o projeto passará a acontecer duas vezes por mês, sendo uma no início, no bairro do Centro, e outra na segunda quinzena, aqui na praia”, destacou a secretária.
A lista de serviços ofertados pela ação incluiu orientações de Saúde do Idoso e do Procon Municipal, Emissão do Cartão do Sus e Carteirinha do Idoso, Cadastro e atualização do Cad Único/Bolsa Família, Vacinação, Acupuntura, Corte de Cabelo, entre outros.
O projeto executado em espaço público é uma oportunidade para as pessoas da terceira idade se encontrarem, se divertirem, receberem orientações e tomar conhecimento sobre seus direitos garantidos.
Cidadania e arte– A Ação de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania constitui uma forma de promover a cidadania da pessoa idosa, por meio de ações de inclusão, participação e lazer.
“Penso que foi uma coisa muito boa o poder público ter tomado a iniciativa de trazer essa ação para servir a comunidade, sobretudo, para as pessoas da melhor idade e para o que ela precisa. Sabemos que o mutirão foi pensado para atender as pessoas em fragilidade social, mas mesmo aqui há pessoas que precisam desses serviços e orientações. Já somos assistidos em termos de atividades físicas e dança e, a partir de agora, teremos assistência médica básica, orientações sobre benefícios e formas de garantir nossos direitos”, comentou Mary Barros, moradora do bairro há quinze anos.
Tradicionalmente realizado em tendas instaladas em local público, o evento se caracteriza pela reunião das equipes dos serviços vinculados à Secretaria como Cras, Creas, Serviços de Convivência, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Cad Único, Coordenação da Pessoa com Deficiência, com a prestação de serviços direcionados a pessoas idosas.
Ao longo das edições, além da Semas e da SES, Secretarias parceiras também participam da iniciativa, a exemplo do Procon e Secretaria da Mulher. A previsão da Semas é que outros órgãos venham a se juntar aos elenco de serviços. A cada encontro, também há a incorporação de música, dança e café da manhã.