Saúde
Prefeitura de João Pessoa garante mais de três mil atendimentos de saúde no bairro de Gramame
O Programa ‘Saúde + Perto’, da Prefeitura de João Pessoa, realizou 3.204 atendimentos no bairro de Gramame só neste sábado (29). A iniciativa itinerante tem facilitado o acesso às consultas em especialidades médicas e garantido a marcação imediata dos exames. Neste sábado a ação aconteceu na Escola Municipal Deputado Fernando Milanez.
Foram realizados 600 atendimentos médicos (consultas), aplicadas 150 vacinas, 700 exames marcados, 344 testes de Sífilis, HIV e hepatites, 20 atendimentos psicológicos e 90 serviços de práticas integrativas e complementares de saúde, como auriculoterapia, ventosaterapia e massagens. No que diz respeito aos testes, todos deram negativo na ação de hoje.
A diretora de Atenção à Saúde da capital, Aline Grisi, destacou a importância do programa na vida das pessoas, de maneira efetiva. “Para se ter uma noção, só hoje mais de três mil pessoas que saíram de casa buscando suporte médico conseguiram encontrar. Todos os atendimentos são importantes, mas a gente fica feliz porque uma iniciativa como essa, previne muitos problemas futuros na saúde. O programa faz parte do novo ritmo que a gestão conseguiu imprimir no cuidado com as pessoas. Parabenizo também os profissionais que, de maneira incansável, trabalharam hoje para dar conta da demanda intensa”, ressaltou.
O programa ‘Saúde + Perto’ já passou por bairros como Mangabeira, Bairro das Indústrias, Mandacaru e Bessa, levando serviços importantes para assegurar a qualidade de vida da população. O usuário chega no local divulgado previamente pela Prefeitura e passa por uma triagem antes de ser direcionado ao atendimento especializado mais adequado. Para participar, é importante levar os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de residência. No caso de quem procura por vacinação, caso tenha perdido o cartão de vacinas, não há problema. O importante é buscar os serviços.
“Os nossos profissionais estão prontos para principalmente ouvir essas pessoas. O programa é muito dinâmico. Às vezes alguém vai em busca de vacina, mas ao chegar no local, com o auxílio dos profissionais, acaba também buscando um atendimento médico ou psicológico, ou até mesmo uma prática integrativa, como massagem. Estamos levando saúde para a população”, revelou Aline Grisi.