Saúde
Descoberto tratamento para tumores muito agressivos em crianças
Esses cânceres infantis são muito diversos, dificultando o tratamento
Tumores em tecidos moles
Surgiu uma nova esperança para o tratamento de tumores malignos que surgem em tecidos moles, sobretudo em crianças.
O rabdomiossarcoma é um dos tumores de tecidos moles mais comuns durante a infância. Esses tumores estão associados ao músculo esquelético e podem surgir em qualquer parte do corpo.
Consequentemente, a apresentação clínica é muito diversa e a remoção completa dos tumores é muitas vezes difícil, algumas vezes quase impossível devido à sua localização. É por isso que pesquisas intensivas estão sendo realizadas em abordagens alternativas de tratamento.
A equipe do Dr. Soren Huttner, do Instituto Leibniz e da Universidade de Brandemburgo (Alemanha), descobriu agora uma nova abordagem de tratamento para o rabdomiossarcoma que consiste em induzir as células tumorais a se transformar em células musculares, interrompendo o crescimento do tumor.
Rabdomiossarcoma
Alterando os níveis de uma proteína chamada TRPS1 (Repressor Transcricional 1), os pesquisadores conseguiram inibir a diferenciação das células-tronco envolvidas no rabdomiossarcoma, gerando células musculares que não conseguem mais se dividir.
Outra vantagem é que essa abordagem pode ser usada como um tratamento complementar, de apoio à quimioterapia e radioterapia tradicionais, colhendo os benefícios de todas as técnicas.
“Com base nesses resultados promissores, acreditamos ter encontrado uma nova abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de rabdomiossarcomas embrionários, que poderá ser usada no futuro – além da quimioterapia e radioterapia tradicionais – para interromper o crescimento e a disseminação dos tumores,” disse o Dr. Huttner.
Os rabdomiossarcomas podem ocorrer em dois subtipos, o alveolar e o subtipo embrionário. No subtipo embrionário, as causas moleculares da progressão do tumor são amplamente desconhecidas ou variam caso a caso, dificultando o desenvolvimento de abordagens terapêuticas, o que ressalta a importância da descoberta da equipe.