CIDADE
MARIA EMPREENDEDORA NOS BAIRROS – Renascer recebe projeto itinerante e curso de Confeitaria Básica
Iniciativa vai capacitar mulheres e público LGBTQIA+ visando sua independência financeira e melhoria de vida através do empoderamento
Ampliar o alcance das formações básica e de aperfeiçoamento, oferecendo capacitação e gerando oportunidades de renda. Esses são os objetivos do projeto Maria Empreendedora nos Bairros, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e da Diversidade Humana de Cabedelo (SEPMDH), e que a cada edição vem gerando frutos e esperanças a dezenas de mulheres cabedelenses.
A iniciativa chegou nesta quarta-feira (09) ao bairro do Renascer I, beneficiando 40 mulheres (em dois turnos) com o curso de Confeitaria Básica. Em quatro dias – 09, 11, 15 e 17 – elas terão oportunidade de aprender técnicas de fabricação, realização de compras e precificação do produto, equipamentos necessários, atendimento ao cliente, confecção da encomenda e entrega.
O curso tem uma carga horária total de 36h/aula, com uma aprendizagem e assimilação adequada dos conteúdos e sua prática pelos alunos. O Maria Empreendedora nos Bairros vai capacitar essas mulheres, juntamente com o público LGBTQIA+, a realizar ou buscar trabalhos na área, em especial da confeitaria, visando sua independência financeira e melhoria de vida através do empoderamento.
As aulas do Maria Empreendedora, originalmente, aconteciam na própria sede da SEPMDH. A versão itinerante surgiu para ampliar o alcance das formações, levando-as para dentro das comunidades. A ideia é levar o projeto a todos os bairros da cidade.
“Esse projeto acontece há mais de 6 anos na cidade e tem conseguido resgatar mulheres e inseri-las no mercado do trabalho; mulheres que não tinham como se sustentar e aprendem um novo oficio com o Maria Empreendedora, com cursos de culinária e comidas típicas. Elas começam a empreender no seu bairro, a vender pros vizinhos, pra família e começam a ter uma forma de sustentar sua casa. Agora, estamos inovando e levando o projeto até os bairros, porque antes as aulas aconteciam na própria Secretaria da Mulher, e muitas mulheres não tem condições financeiras de estarem se deslocando toda semana, pagando transporte para fazer o curso. Então achamos essa alternativa de aproximar o curso e estar sempre mais perto delas”, destacou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Camila Holanda.
O curso está sendo ministrado pelas chefs Clara Costa (Confeitaria) e Samantha Scaranz (Cozinha), que, além das técnicas teóricas, também ensinarão a confecção de bolos, dos ingredientes, medidas à finalização; apresentação de como estruturar a montagem do bolo e o tempo para este ficar reservado, confecção de recheios e toppings para o bolo vulcão.
“Nossos cursos contam com aulas teóricas e práticas; os alunos vão colocar a mão na massa, literalmente. E um diferencial desse projeto agora é a inclusão do público LGBTQIA+, para que ele se empodere e venha participar desses cursos conosco. É uma ótima oportunidade de conhecimento e geração de renda futura”, ressaltou a chef Samantha Scaranz.
O projeto itinerante do Maria Empreendedora ainda seguirá uma programação a ser previamente divulgada pela SEPMDH nos bairros de Jacaré, Poço, Camboinha, Jardim Manguinhos e Centro. As mulheres participantes da iniciativa comentam sobre a importância da iniciativa.
“Desde que conheci este projeto entendi que é um incentivo para que a mulher saia do comodismo, deixe de ser dependente do marido e se empodere na busca por sua independência financeira, além de uma boa colocação na vida profissional. Através das minhas participações anteriores no Maria Empreendedora já consegui comercializar produtos alimentícios e também gerar uma renda pra minha família. Essa iniciativa de trazer o projeto para perto de nós é sensacional”, afirmou a estudante de Técnica de Enfermagem, Francineide dos Santos, moradora do Renascer III.