Internacional
ONU inicia “operação complexa” retirando soldados e equipamentos do Mali
Comboio de veículos chegou à cidade de Timbuktu sem incidentes; operação envolveu militares marfinenses e policiais de Bangladesh; processo de fecho da missão de paz iniciou em junho por decisão do Conselho de Segurança
Soldados de paz e equipamentos da Missão das Nações Unidas no Mali, Minusma, foram transportados em definitivo de um acampamento da cidade de Goundam, nesta quarta-feira, para a região de Timbuktu, no norte.
A organização tinha contingentes de boinas-azuis em 13 locais que devem ser desocupados até o fim da operação de paz, em dezembro deste ano.
Saída sem incidentes
Falando a jornalistas, em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric, disse que os veículos chegaram à cidade de Timbuktu sem incidentes.
O representante contou que o contingente militar era da Cote d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, bem como agentes policiais da organização e uma Unidade de Polícia de Bangladesh.
De acordo com a ONU, a área maliana é marcada por um dos maiores níveis de insegurança e presença de grupos extremistas, particularmente o eixo Goundam-Timbuktu.
A atuação com o Governo de Transição do Mali e outras partes interessadas será faseada.
Votação sobre o término do mandato de Minusma
Transferência do material para outras operações de paz
Segundo a ONU, a prioridade será transferir o pessoal e o equipamento de campos remotos para centros maiores. A meta é que todos os locais menores sejam encerrados após o processo iniciado em agosto na base temporária de Ogossagou.
O repatriamento dos contingentes e do equipamento dos países acontecem de forma gradual. O material das Nações Unidas está sendo descartado de acordo com “regulamentos e regras financeiras relevantes”. As regras também prevêem a transferência do material para outras operações de paz.
O encerramento da Minusma, desde primeiro de junho, foi determinada por uma resolução do Conselho de Segurança como parte de um plano de retirada até 31 de dezembro.