Educação & Cultura
João Benedito destaca contribuição de Cajazeiras para a educação e cultura da Paraíba
“Minha mais profunda gratidão a todos vocês por fazerem parte deste momento. Unidos em nossa missão, seguiremos adiante, fortalecendo os laços entre a Justiça e a comunidade de Cajazeiras. Juntos, construiremos um futuro de progresso, equidade e prosperidade”, assim o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, expressou seu sentimento ao receber o Título de Cidadão Cajazeirense, na noite dessa quarta-feira (16), em solenidade que lotou o auditório da Câmara de Vereadores do Município.
A autora da propositura foi a parlamentar Léa Silva, que está em seu nono mandato. Também foram agraciados com o título de cidadania o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, e o médico Alexandre Araruna.
Durante a homenagem, o desembargador-presidente, que é natural de Aliança (PE), agradeceu à vereadora Léa Silva pela outorga e aos demais parlamentares, por se manifestarem favoravelmente à propositura. O presidente do TJPB discorreu sobre a origem da cidade de Cajazeiras, lembrando a importância da união entre as famílias Albuquerque e Rolim para sua formação e desenvolvimento, assim como a fundamental ação do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, como um marco para a educação e cultura da população, a ponto de dar a Cajazeiras o título da cidade que ensinou a Paraíba a ler. “A história de Cajazeiras é repleta de desafios superados e conquistas alcançadas, refletindo a tenacidade do seu povo”, destacou.
O presidente reafirmou o compromisso do Poder Judiciário da Paraíba em oferecer uma jurisdição eficiente, justa e acessível a todos os cidadãos da região. “Estamos empenhados em impulsionar o progresso dessa comunidade, garantindo que os valores de justiça, inovação e inclusão permeiem cada decisão e ação”, disse o desembargador João Benedito, que já foi juiz da Comarca de São José de Piranhas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Eriberto Maciel, a entrega das outorgas ao desembargador João Benedito, ao conselheiro Nominando Diniz e ao médico Alexandre Araruna marca um dia ímpar na história da cidade, tendo em vista as comemorações dos 160 anos de emancipação política do município.
Emocionada, a autora da propositura, a vereadora Léa Silva, ressaltou seu sentimento de gratidão ao amigo João Benedito. “Conheço o desembargador João Benedito desde o princípio da sua história na Justiça e sei o quanto ele é guerreiro e merecedor, bem como vai proporcionar ao município e aos jurisdicionados a construção do novo Fórum da Comarca de Cajazeiras”, disse a parlamentar.
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, ressaltou a satisfação e alegria do município em receber esse três benfeitores que prestaram relevantes serviços a Cajazeiras e à Paraíba, contribuindo, assim, para o desenvolvimento político, econômico, social, administrativo e, sobretudo, na esfera da Justiça paraibana.
O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades do Judiciário e da política, entre elas: os desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça), Fred Coutinho, Joás de Brito Pereira Filho e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas; a defensora pública do Estado e esposa do presidente do TJPB, Glória de Oliveira; o diretor do Fórum local, juiz Hermeson Alves Nogueira; os juízes(as) auxiliares da Presidência do TJPB Fábio Oliveira e Lua Yamaoka; o juiz auxiliar da vice-Presidência do TJPB, magistrado Ely Jorge, que representou a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-presidente da Corte; e o secretário da Administração Penitenciária do Estado, João Alves.
Também compareceram à solenidade, vereadores de Cajazeiras e da região; diretores do TJPB, magistrados(as); gerentes e autoridades locais. Nesta quinta-feira (17), a partir das 17h, o desembargador João Benedito será agraciado com o título de Cidadão de Sousa. A propositura é de autoria do vereador Aldimar de Sá Gadelha (Cacá Gadelha).