Connect with us

Internacional

Au pair na Alemanha: quando o sonho vira pesadelo

País tem cerca de 14 mil estrangeiros no programa, tipo de intercâmbio para jovens que, em troca, trabalham em casas de família como babás – mas eles nem sempre saem ganhando, como mostram relatos frequentes de abusos

Parece uma ideia tão tentadora, a de lançar-se em uma aventura na Alemanha enquanto ainda é jovem, aprendendo a língua e conhecendo a cultura do país, dando os passos rumo à própria independência, enquanto se cuida das crianças de uma família simpática – para depois, quem sabe, fazer da Alemanha uma nova pátria e ali começar a estudar e trabalhar.

Esse sonho se tornou realidade para muitas pessoas jovens vindas de fora. Mas alguns dão azar e têm experiências bem diferentes. É o caso da brasileira Ana da Silva (nome fictício).

Um jovem, que quer ter a identidade preservada, chegou no ano passado à Alemanha e cursou em poucos meses – no sentido figurado – uma espécie de “intensivão” sobre o lado ruim do au pair, programa de intercâmbio cultural que conecta famílias em busca de alguém que os ajude a cuidar dos filhos com jovens interessados ​​em fazer uma vivência cultural em um país estrangeiro.

À DW, Silva relata ter trabalhado muito além do limite de 30 horas semanais fixados pelo programa – frequentemente como doméstico, em vez de babá. A comida seria rigidamente racionada, quase sempre só lhe restava um pedaço de pão. E quando ela se queixou sobre as condições de trabalho, a resposta veio na forma de intimidação e ameaça de despejo.

Para Silva, o que ela viveu foi a escravidão moderna . “Estive em cinco famílias, uma pior que a outra. A Alemanha não tem noção do que acontece com as au pairs aqui. É uma loucura. Se você é au pair, ninguém te ajuda.” Ela diz que tornou a história pública para alertar outros jovens de que um país como a Alemanha também tem exploração. “E isso tem que acabar!”

A DW teve acesso a fotos e mensagens de texto das famílias que respaldam as tristezas feitas por Silva.

O problema não é novo: volta e meia vêm à tona casos como o dela, onde a relação entre família e au pair, em vez de ser de reciprocidade e convivência – honrando o significado original da expressão em francês, que quer dizer “ao par ” ou “igual” –, é de abuso de poder.

Cláusulas contratuais de au pairs, como limite de horas de trabalho, nem sempre são interrompidas

Plataforma rebate: reclamações são “parcela ínfima”

Confrontada com os relatos de Silva sobre as famílias, uma agência online que intermediou o processo dela reagiu por escrito: “Isso é claramente inaceitável e viola nossos termos de uso, com os quais todas as famílias e au pairs concordam ao se registrarem para usar a plataforma.”

Ainda segundo a agência, histórias como as de Silva são comumente contadas, mas só representariam uma “parcela ínfima” do que “realmente acontece quando jovens vão para o exterior como au pairs”. “Em milhares de estadias como au pair a cada ano – organizados pela nossa plataforma e por outros serviços – jovens viajam ao exterior, assumem novas tarefas, conhecem um outro país e voltam para casa, após o tempo que passou com a família hospedeira, com mais habilidades e conhecimentos.”

Critérios nem sempre são cumpridos, reconhecem associação

Representante de uma associação encarregada de manter padrões de qualidade no setor de au pair, Cordula Walter-Bolhöfer reconhece e lamenta que contratos na área nem sempre sejam cumpridos no que diz respeito aos critérios do programa: máximo de 30 horas de trabalho por semana , sendo ao menos um dia e meio de descanso; além de “mesada” de 280 Euros, acrescida de uma subvenção de 70 Euros por mês para frequentar um curso de alemão. 

A associação de Walter-Bolhöfer, a Gütegemeinschaft Au pair, representa 30 dentre as mais de 100 agências do ramo presentes na Alemanha. Seus associados exibem o selo RAL, que seria um indicativo de padrões mais elevados, como confiança e seriedade. O selo foi desenvolvido com o apoio do Ministério Federal para a Família, Idosos, Mulheres e Jovens, mas não é obrigatório. “Nossas agências sempre pressionam para que o foco do trabalho seja o cuidado com as crianças e para que afazeres domésticos sejam divididos como se aquela pessoa fosse alguém da família. Au pairs não devem ser domésticos baratos e sim cuidar das crianças acima de tudo.”

A empresária diz conhecer os maus nomes no ramo. Uma agência de mais provável teria tentado se candidatar à associação, segundo ela. “Mas depois que enviei todos os critérios de admissão, eles sumiram.” Ela também receberia uma recomendação frequente sobre a existência de uma lista de famílias problemáticas – a organização, porém, declina pedidos do tipo, sob o argumento de que os dados são protegidos por lei.

Agências não são mais obrigadas a passar por licenciamento

Se hoje há famílias e agências no mercado mais interessadas em dinheiro do que no bem-estar das au pairs, isso tem muito a ver com o fim da obrigatoriedade de licenciamento para agências do ramo, em 2002. Desde então, basta uma simples autorização de abertura da empresa junto ao fisco.

Como a brasileira Ana da Silva, muitos jovens da Colômbia, Indonésia e Kirguistão – países campeões de visto no programa, segundo dados de 2022 – têm optado, desde a mudança da lei, pelo caminho mais fácil e buscar uma família por conta própria, pelo Facebook ou em plataformas especializadas. Bastam algumas panelinhas para encontrar o lar aparentemente perfeito, sem gastar quase nenhum dinheiro.

“Por um lado, elas têm que pagar as agências nos seus países, por outro lado há uma certa ingenuidade. Muitas passam o dia inteiro nas redes sociais, e quando elas veem no Facebook, por exemplo, fotos de uma família simpática com crianças simpáticas , muitos acham que aquilo é a verdade”, explica Cordula Walter-Bolhöfer.

Programa de au pair: agências vendem sonho de aventura na Alemanha conhecendo a língua e a cultura do país

Pela lei alemã, porém, a intermediação de au pairs continua a ser uma intermediação de mão de obra trabalhista, cabendo a fiscalização à Agência Federal de Emprego ( Bundesagentur für Arbeit ) . 

Casos de exploração não são exceção, diz outra empresária

Quando os primeiros problemas aparecem, as au pairs que percorreram as plataformas digitais não têm a quem pedir ajuda. É quando a situação não tem mais jeito que toca o celular de Susanne Flegel. Ela dirige uma agência própria há mais de 17 anos, mas afirma que também entra em campo quando os jovens se desesperam, chegando até mesmo a abrigá-las sob seu teto.

“Houve um tempo em que recebíamos várias ligações diariamente. O meio político diz que são casos isolados. Não são. Quando sondamos com diferentes au pairs, constatamos que a exploração ainda é comum. Mas sobre isso não há números nem estatísticas.”

Flegal afirma nunca ter ouvido falar em casos de empresários que tiveram licença comercial caçada por relatos de abusos de au pairs Segundo ela, as taxas cobradas pelas agências pela intermediação de cuidadoras de crianças pelo programa variavam entre 200 e mil euros cada.

A empresária relata histórias de fraude, como a de um casal que vivia às margens do lago de Constança que deixou de remunerar sete au pairs e acabou condenado a pagar uma multa. Ainda há episódios de coerção sexual, trabalho duro em apartamentos de férias, horas extras sem fim e restrições alimentares, em que frutas eram reservadas apenas às crianças e os alimentos na geladeira eram cuidadosamente rotulados com os nomes da família.

“Há autoridades criminosas na Alemanha, porque elas não são controladas. Passam a perna nas famílias hospedeiras, dão golpes, mentem. As portas ficam abertas para o abuso.”

Mesmo cortesias, segundo a empresária, tendem a abafar casos escandalosos para evitar prejudicar os negócios. E mesmo em casos de polícia, os jovens, muitas vezes com parcos conhecimentos da língua, tendem a ficar em situação de adolescente perante a família.

Na Holanda, os abusos estão sujeitos a multa

A Holanda reintroduziu, por esses motivos, a obrigatoriedade do processo de licenciamento e a responsabilização das agências – se algo dá errado, elas arcam com polpudas multas. Na Alemanha, porém, a política resiste a uma abordagem mais dura.

Susanne Flegel não se dá por satisfeita e demanda que os processos tenham que obrigatoriamente passar por uma agência. “E essas agências precisam ser fiscalizadas controladas. Ou seja: precisam se licenciar. A obrigatoriedade da agência para famílias é o que nós demandamos há anos. E mesmo assim eles têm que ser realizadas visitas criteriosas e não anunciadas como essas famílias.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário23 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE23 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE23 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE24 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde24 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde24 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde24 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura24 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO24 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública24 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO24 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde1 dia ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO1 dia ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA1 dia ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública1 dia ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca1 dia ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca1 dia ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca1 dia ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca1 dia ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br