ESTADO
Contação de histórias encanta pacientes da Pediatria do Hospital de Trauma de João Pessoa
A Semana de Psicologia do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade da rede estadual em João Pessoa, disponibilizou uma programação destinada às crianças internadas no Complexo Pediátrico. Por meio de fantoches, houve contação de histórias para os pequenos, com pipoca e muita animação. O evento teve a participação dos psicólogos, da equipe de enfermagem, nutricionistas, entre outros profissionais do hospital.
A coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, enfatizou que promover ações lúdicas é sempre necessário para o público infantil. “A gente está trazendo em todas as atividades ações divertidas para as nossas crianças, orientações para os pais e familiares, importância das habilidades sociais, da comunicação, da música, do brincar e hoje é um incentivo à imaginação que é muito importante para a criançada”, explicou.
Jaqueline Santos, mãe de uma paciente de cinco anos, percebeu que a filha ficou muito tranquila com a ida ao bloco cirúrgico. “Ela gosta muito do colorido, de palhaços, de balões, de festa, música e alegria. Os bonecos a acompanharam até a entrada da sala, e isso trouxe calma e felicidade, neste momento de estresse”, observou.
A contação de história é uma estratégia que possibilita à criança internada um maior conforto em relação ao seu estado clínico, maximiza o seu bem-estar e ajuda na sua recuperação, permitindo um cuidado mais humanizado.