Educação & Cultura
Unesco propõe regulamentação de IA generativa nas escolas
Orientações divulgadas pela agência da ONU incluem limite de idade de 13 anos para uso das ferramentas de geração de textos e imagens; aplicativo ChatGPT acumula 100 milhões de usuários mensais; agência alerta que setor educacional está despreparado para uma integração ética da tecnologia em rápida evolução
A integração das ferramentas de inteligência artificial generativa na educação precisa ser regulamentada pelos governos. O alerta é da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
A agência publicou nesta quinta-feira a primeira Orientação Global sobre IA Gerativa na Educação e Pesquisa.
Limite de 13 anos de idade
O documento estabelece sete passos que os governos devem tomar para regular a IA generativa, tendo em vista o uso ético em instituições de ensino e a adoção de padrões de proteção de dados e privacidade.
A Unesco também menciona um limite de idade de 13 anos para o uso de ferramentas de IA em sala de aula e pede formação de professores sobre o tema.
Para a diretora-geral da agência, Audrey Azoulay, a orientação “ajudará os formuladores de políticas e professores a melhor navegar pelo potencial da IA para o interesse primário dos alunos.”
Uma garota interage com um robô em Osaka, Japão
ChatGPT avança sem regulação
A IA generativa atingiu ampla difusão pública em novembro de 2022 com o lançamento do ChatGPT, que se tornou o aplicativo que mais cresce na história.
Com o poder de gerar resultados em texto, imagens, vídeos, músicas e códigos de software, as ferramentas de IA generativa têm implicações de longo alcance para a educação e a pesquisa.
Uma das preocupações da Unesco é que os modelos atuais do ChatGPT são treinados em dados de usuários que refletem os valores e as normas sociais dominantes do Norte Global, piorando assim as divisões no ambiente digital.
Embora o ChatGPT tenha alcançado 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro de 2023, apenas um país criou regulamentação sobre IA generativa.
Sistemas educacionais despreparados
A agência considera que o setor educacional está em grande parte despreparado para a integração ética e pedagógica dessas ferramentas em rápida evolução.
Uma pesquisa global recente da Unesco com mais de 450 escolas e universidades revelou que menos de 10% delas tinham políticas institucionais e/ou orientação formal sobre o uso de aplicações de IA generativa. Em grande parte, a realidade se deve à ausência de regulamentações nacionais.
Em junho de 2023, a agência alertou que o uso de IA generativa nas escolas estava sendo implementado em um ritmo muito rápido, sem o devido debate público, verificações ou regulamentações.
Uma publicação recente revela que o lançamento de um novo livro didático requer mais autorizações do que o uso de ferramentas de IA generativa em sala de aula.
As novas orientações da Unesco foram a Semana de Aprendizagem Digital, que reúne mais de 1 mil participantes para discutir os temas de plataformas públicas de aprendizagem digital e IA generativa na educação, entre outros.