ESTADO
Cehap amplia cursos profissionalizantes e fortalece trabalho social nos empreendimentos construídos pelo Governo da Paraíba
O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), concluiu na última terça-feira (12) mais um curso profissionalizante ofertado aos moradores dos residenciais construídos pelo Estado.
O curso de Noções Básicas em Gestão Condominial foi destinado aos moradores do Residencial Canaã 1 e 2, em João Pessoa. Ministrada pelo professor e advogado Inaldo Dantas, a formação teve carga horária de 40 horas-aula e capacitou os participantes para atuarem na área de administração de condomínios.
Na semana passada, foi a vez da conclusão do curso de Eletricista Instalador Predial do Residencial Rosa Luxemburgo, em Santa Rita. Foram mais de 30 moradores que receberam os certificados com mais de 160 horas-aula, sendo capacitados para atuação imediata no mercado de trabalho.
As ações do Trabalho Social da Cehap ainda oferecem outros cursos como Costureiro, Confeiteiro, Mecânico, Assistente Administrativo, entre outros. Também são realizadas atividades como palestras, feiras, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras. Tudo é exclusivamente ofertado aos moradores dos residenciais construídos por meio da Companhia. São ações sociais e múltiplas seguindo uma metodologia criada pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, quando a Política Nacional de Habitação passou a incorporar essas atividades sociais de maneira integrada em todos os projetos habitacionais, com intervenções antes, durante e após a entrega das unidades.
Na Paraíba, nos últimos anos, a cada novo projeto construído, a Cehap tem aprimorado esse trabalho, realizando ações que efetivamente modificam e transformam a vida das pessoas, elaborando uma metodologia participativa, estabelecendo sempre uma proximidade com os beneficiários, acolhendo as necessidades e promovendo uma mudança através dessa oferta. “Esse trabalho social é muito importante, ele fortalece as pessoas, cria condições de consolidação da nova condição de moradia, estabelece a inserção social dessas pessoas e suas famílias e constroem o desenvolvimento das comunidades com direito à moradia digna”, destacou a presidente da Cehap, Emília Correia Lima.