ESTADO
Cerca de 10 mil enfermeiros contratados e comissionados ainda não receberam o piso nacional da categoria na Paraíba
Cerca de 10 mil enfermeiros comissionados e contratados pelo estado da Paraíba ainda não receberam o piso nacional da categoria. O governo do estado tem até a quinta-feira (21) para envio de ajustes no cadastro de profissionais InvestSUS para receberem retroativo da Assistência Financeira Complementar da União para pagamento do piso da enfermagem previsto na Lei 14.434/2022.
A presidente do Coren, Rayra Beserra esteve nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa para pedir ajuda aos deputados para que o governador João Azevedo (PSB) cumpra com a determinação da Lei.Ela foi recebida pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Eduardo Brito (Solidariedade) que vai intermediar junto ao governo o pagamento.desses profissionais.
“Todos os efetivos já estão recebendo o piso salarial desde o índio do anos, mas os contratos e comissionados que são a grande massa da enfermagem, nós temos cerca de 50 mil pessoas na Paraíba que são profissionais de enfermagem, mas há essa parcela que está angustiada com o pagamento referente ao repasse do que chegou do Ministério da Saúde para complemento do piso salarial dos meses de maio a agosto”, explicou.
Rayara disse que o deputado Eduardo Brito tranquilizou a categoria e afirmou que o pagamento será realizado ainda na folha deste mês e que os profissionais podem aguardar até porque o secretário de Saúde, Jhony Bezerra também assegurou que o governo do Estado vai cumprir com a determinação do Ministério da Saúde. “Nós estamos na iminência da data e estamos aguardando a confirmação do governo”, completou a presidente do Coren.