Saúde
Quantos passos devo dar por dia? Poucos, mas quanto mais, melhor
Os cientistas ainda não identificaram um limite máximo de passos por dia, quando os benefícios deixam de aumentar.
Quantos passos devo dar por dia?
Os cientistas adoram estudar quantos passos diários de caminhada são necessários para melhorar a saúde porque é tipicamente um estudo fácil de fazer, bastando usar aparelhos portáteis, conhecidos como pedômetros.
A resposta mais recente indicava que dar 10.000 passos por dia é bom, mas andando depressa é melhor.
Contudo, a maior análise desse tipo já feita, publicada agora por Maciej Banach e colegas da Universidade de Lodz (Polônia), chegou a um número muito menor.
A conclusão é que caminhar pelo menos 3.967 passos por dia já é suficiente para começar a reduzir o risco de morte por qualquer causa. E ainda menos do que isso, 2.337 passos por dia, reduziu o risco de morrer de doenças do coração e dos vasos sanguíneos (doenças cardiovasculares).
Os números são assim quebrados porque a equipe calculou a média de passos de 17 experimentos científicos diferentes, realizados em várias partes do mundo, envolvendo 226.889 pessoas.
Quanto mais, melhor
Apesar dos números iniciais baixos, a análise também mostrou que, quanto mais você anda, maiores são os benefícios para a saúde. O risco de morrer por qualquer causa ou por doença cardiovascular diminui significativamente a cada 500 a 1.000 passos extras que você dá.
Um aumento de 1.000 passos por dia foi associado a uma redução de 15% no risco de morte por qualquer causa, e um aumento de 500 passos por dia foi associado a uma redução de 7% no risco de morte por doenças cardiovasculares.
Mesmo as pessoas que andavam até 20.000 passos por dia continuavam a colher benefícios adicionais para a saúde – os ganhos continuam a aumentar quanto mais se anda. A equipe ainda não identificou um limite superior, quando andar mais não traz mais benefícios à saúde.
“Nosso estudo confirma que, quanto mais você anda, melhor,” disse o professor Banach. “Descobrimos que isto se aplica tanto a homens como a mulheres, independentemente da idade e independentemente de viverem numa região temperada, subtropical ou subpolar do mundo, ou numa região com uma mistura de climas. Além disso, nossa análise indica que são necessários apenas 4.000 passos por dia para reduzir significativamente as mortes por qualquer causa, e ainda menos para reduzir as mortes por doenças cardiovasculares.”