AGRICULTURA & PECUÁRIA
Dia de Campo aborda produção de alho no Espírito Santo
A produção de alho no Espírito Santo terá um dia dedicado à cultura com palestras e visita a campo. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Embrapa Hortaliças, e acontece nesta quarta-feira (27/09) no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI/Serrano), na Fazenda do Estado, em Domingos Martins. A ação é resultante da parceria da Embrapa com a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa).
A partir das 13h30, Ítalo Ludke, supervisor da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, ministra a palestra “A cultura do alho e o manejo correto”. Os participantes do evento visitarão um uma área de cultivo para reconhecimento de área de plantio de alho nobre e, na pós-colheita, para conhecer as variedades de alho semi-nobre.
No experimento coordenado pela pesquisadora Andréa Costa, do Incaper, na Fazenda do Estado, há 21 variedades de alho. “Em parceria com a Embrapa, o projeto visa repassar aos agricultores diferentes variedades alho, todas livres de vírus e também estamos introduzindo a tecnologia do alho nobre. A intenção com o projeto é retomar o protagonismo da produção do alho em nível nacional”.
Extensionista do Incaper em Pedra Azul e um dos organizadores do Dia Especial da Cultura do Alho, Tiago Monteiro ressalta a parceria Incaper/ Embrapa com o projeto que visa resgatar a cultura do alho na região Serrana. “Em parceria com produtores de Aracê, montamos quatro unidades de observação, e com ajuda da Embrapa estamos ajustando o manejo adequado para nossa realidade, com a introdução de variedades de alho nobre, que têm melhor aceitação no mercado e por consequência melhor rentabilidade”.
Produção de alho no Espírito Santo
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), o Espírito Santo é o 7º maior produtor de alho do país, com cerca de 1.567 toneladas, plantados em uma área de 154 hectares. Quatro municípios concentram toda a produção: Santa Maria de Jetibá (1.123 toneladas), Afonso Cláudio (144 toneladas), Domingos Martins (132 toneladas) e Itarana (62 toneladas). Em 2022, a exportação de alho no Estado foi de 6.589 quilos.