Internacional
Podemos fechar a lacuna nos ODS até 2030, diz presidente da Assembleia Geral
Presidente do órgão quer assegurar paridade de gêneros na tomada de todas as decisões até setembro de 2024; no balanço do evento, Dennis Francis falou da pressão aos envolvidos para o fim imediato da guerra na Ucrânia
O presidente da Assembleia Geral enfatizou esta quinta-feira que há um novo compromisso da comunidade internacional em concluir e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Dennis Francis enfatizou a importância da 78ª sessão da Assembleia Geral para o desenvolvimento sustentável e para o progresso do planeta. Ele falava a jornalistas, em Nova Iorque, globais sobre o evento que aconteceu entre 19 e 26 de setembro.
Compromisso audaz
O representante destacou ter havido um “manancial de compromissos” na Semana de Alto Nível, que fica marcada pelo que chamou de compromisso audaz de governos e do setor privado. Ele afirmou que o mundo está mais reconectado.
Ele declarou que a sessão teve 189 oradores no pódio, um total que avalia como impressionante nos últimos anos. Foram 88 chefes de Estado, seis vice-presidentes e 42 chefes de governo. Cerca de 40 intervenções foram de ministros, além de vice-ministros e chefes de delegação.
Em relação à participação de mulheres durante a semana, o presidente da Assembleia Geral disse que houve uma a menos em relação às 22 do ano passado.
Dennis Francis contou que atuará com sua assessoria em Igualdade de Gênero para assegurar que haja paridade em todas as decisões durante a atual sessão da Assembleia Geral, que acontece até setembro de 2024.
Já em relação à necessidade de paz no mundo, ele pediu o fim imediato da guerra na Ucrânia.
Fim do conflito na Ucrânia
O presidente da Assembleia Geral contou que nos encontros com o presidente Volodymyr Zelensky e o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, enfatizou que a vitória em uma guerra pode ser circunstancial, tendo pressionado pelo fim do conflito o mais cedo possível.
Francis questionou como se ganharia uma guerra com a perda de milhões de vidas, a destruição da economia de um país ou de sua infraestrutura pública básica, como eletricidade e sistemas de água.
Ele argumentou ainda como a realidade de milhares de pessoas permanentemente mutiladas, psicologicamente traumatizadas por toda a vida e precisando de auxílio humanitário sem que haja acesso poderia justificar uma vitória.
Cumprimento dos ODS
Ele indicou que o evento foi marcado por temas como o impulso das ações globais pelo clima e a aceleração do ímpeto para acelerar o cumprimento de ODS com parcerias, incluindo de grupos de jovens e outros envolvidos
Francis mencionou ainda a atuação contínua para melhorar o financiamento ao desenvolvimento, considerando que esse processo é um diálogo que oferece uma plataforma para a reforma da arquitetura de organizações como Banco Mundial.
O tema da Assembleia Geral é “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação na Agenda 2030 e nos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para promover a paz, a prosperidade, o progresso e sustentabilidade para todos.”
Francis destacou haver uma histórica oportunidade para colocar firmemente a saúde nas prioridades globais.
O contacto com correspondentes globais incluiu a análise da situação dos direitos de mulheres no Afeganistão, golpes de Estado na África e de outros temas da Semana de Alto Nível, marcada pelo debate geral com líderes internacionais.