ENTRETENIMENTO
‘De Repente na Estrada’ leva poesia de Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB) ao município de Aparecida
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (6), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. Os convidados são dois dos mais importantes nomes da poesia popular na atualidade: Ivanildo Vila Nova (PE) e Rogério Meneses (PB). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 20h, no Pavilhão da Festa da Padroeira, no município de Aparecida.
O veterano Ivanildo Vila Nova é considerado um dos maiores repentistas em atividade. Chegou a ser eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. Com 60 anos de carreira, foi uns dos principais personagens na profissionalização do repente. O pernambucano já levou a cantoria nordestina para todos os cantos do Brasil e continua sendo figura constante nos festivais. Profissional da cantoria desde 1963, Ivanildo tem participação em mais de 500 congressos, noitadas e torneios de cantadores.
O poeta é o autor da canção Nordeste Independente (parceria sua com Bráulio Tavares) gravada pela cantora Elba Ramalho. Já se apresentou em seis países da Europa. Também fez uma apresentação nas Tores Gêmeas, em Nova York, ao lado de Oliveira de Panelas, uma semana antes do atentado de 11 de setembro. É considerado por muitos o maior cantador da história da cantoria de viola.
Rogério Meneses nasceu no Sítio Glória, em Imaculada (PB). É poeta repentista, com formação em ciências sociais e pós-graduado em gestão pública. Atua como radialista, declamador e produtor cultural. Trabalhou em várias emissoras do Nordeste, levando seus versos por toda a região. Também trabalhou na TV Pernambuco, com os programas “Canto dos Violeiros” e “Cantoria na TV”, além de “Brasil, Cordel e Repente”, na TV Nova Nordeste.
Os programas de rádio e TV lhe deram popularidade para ingressar na política e chegou a ser eleito vereador em Caruaru (2008). Na ocasião, presidiu a Câmara Municipal e representou a cultura nordestina em viagens internacionais. Em 2001, percorreu várias cidades da França, levando a cantoria de repente e em 2006, repetiu o feito na Espanha. Já participou de mais de 600 festivais de poetas repentistas, acumulando mais de 300 troféus.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
De Repente na Estrada – O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões on-line das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube. Em Aparecida, o projeto conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
De Repente na Estrada – Aparecida
Sexta-feira, 06/10/2023, às 20h
Repentistas: Ivanildo Vila Nova (PE), Rogério Meneses (PB)
Apresentação: Iponax Vila Nova
Local: Pavilhão da Festa da Padroeira (Aparecida)
Entrada gratuita