Connect with us

Internacional

Haiti: Solução dos problemas vai depender dos haitianos, diz general

Brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz conversa com a ONU News. Ele é o autor do documento da ONU, também designado Relatório Santos Cruz, sugerindo uma atuação diferenciada em operações de alto risco de segurança. A conversa aborda o Haiti e a nova operação internacional endossada para o país, que não é liderada pelas Nações Unidas

ONU News, ON: O senhor esteve como comandante da força internacional das Nações Unidas entre 2007 e 2009. Durante a sua supervisão, o lugar que era considerado o mais perigoso do mundo, a comuna de Cité Soleil, teve as gangues ou sua atuação reproduzida. Trabalhou com situações de estabilização na República Democrática do Congo e há pouco tempo também numa missão sobre a Ucrânia. Agora vamos falar deste país caribenho, um tema com o qual o Brasil tem estado em contato e, de alguma forma, sofre consequências da instabilidade. O que é que passa e o que acompanha sobre o Haiti? 

General Santos Cruz, GSC: A situação no Haiti é uma situação crônica. Quando a gente acompanha a história do Haiti, nós vemos a quantidade de intervenções que já foram feitas, de missões internacionais que foram para o Haiti. Então, a situação é recorrente. De tempos em tempos ela se agrava, e novamente surge essas necessidades e essas ideias de ações internacionais de auxílio ao Haiti. 

Tem que se entender o que é que essas missões podem fazer pelo Haiti. No caso das Nações Unidas, de toda a colaboração de outros países, a União Europeia que têm estado sempre presentes, incluindo a Organização dos Estados Americanos também. O que é possível que elas façam? O que é possível para os organismos internacionais para a redução da violência de origem política. Não da violência e de segurança pública, mas a redução da violência de origem política. É impossível com força, com a polícia e militares, fazer a redução da violência. É possível o apoio técnico ao governo. O terceiro ponto é sempre os organismos internacionais conseguem catalisar auxílio financeiro faz três coisas é um grande erro se esperar que os organismos internacionais das Nações Unidas vão levar uma solução para o Haiti. Não vão. Vão levar esses três apoios. E a solução dos problemas haitianos vai depender dos próprios haitianos.

ON: E quão difícil é que pode ser uma intervenção internacional, agora que se está falando de uma força não coordenada pelas Nações Unidas?

GSC: Em primeiro lugar, qual seria esse organismo que iria coordenar essa força e que não sejam as Nações Unidas. Tem que ver qual é o amparo, qual é o prestígio desse outro organismo. Porque a ONU tem uma estrutura muito grande, a ONU tem experiência, tem o seu funcionamento, tem o seu orçamento específico. Quando ela faz uma missão ela não fica dependendo de dações. Ela faz o seu orçamento anual. Então, tem que ver e estudar muito bem uma organização que tem essas características. E que tenha a respeitabilidade que tem a ONU. 

A dificuldade é de ter esse prestígio político internacional para fazer uma intervenção num país. O Conselho de Segurança tem essa autoridade de aprovar que não sei de outra organização teria.

ON: A ideia é que o Conselho dê luz verde à operação internacional.

GSC: Tem que dar, porque o Conselho tem essa autoridade. e outras organizações não têm essa autoridade. Então tem que estar debaixo do guarda-chuva da ONU. Outra coisa é o parâmetro que vai ser seguido para essa missão. Os parâmetros que veem sendo seguidos já estão desgastados. O modelo de missão para o Haiti já está desgastado. 

De tantas interferências sem resultado político já estão desgastados os modelos utilizados. Agora tem que estudar um modelo que realmente tenha parâmetros e os que eu vejo, o principal parâmetro, é a responsabilização. 

Uma missão vai ter os seus objetivos, vai ter o seu orçamento, vai ter o seu trabalho, mas ela tem que coordenar isso com as ações do governo haitiano: o que é que o governo haitiano está fazendo e que quer atingir? Porque o principal de tudo não é a missão que vem do exterior. O principal é o comportamento do governo. 

Homicídios e sequestros aumentaram dramaticamente no Haiti, particularmente na capital, Porto Príncipe

Homicídios e sequestros aumentaram dramaticamente no Haiti, particularmente na capital, Porto Príncipe

ON: E na questão da operação no local, o que se esperaria, general?

GSC: Na parte operacional é muito importante que aqueles elementos internacionais que vão participar da operação tenham duas coisas: que eles tenham uma capacidade muito forte de inteligência operacional, porque vão combater gangues e criminosos que vivem no meio da população. E não se pode causar mais sofrimento para a população haitiana. Então, essa separação de quem é quem precisa ser feita por gente bastante especializada em inteligência. As equipes precisam ser muito fortes em inteligência operacional. Elas precisam, desde o início, ter um ótimo relacionamento com a polícia e as autoridades haitianas, elas são os conhecem em profundidade os problemas do país. Essas duas coisas capacidade: a capacidade e inteligência operacional e uma grande capacidade de relacionamento e de operações conjuntas com a polícia haitiana. 

ON: Se tivesse a oportunidade de deixar um recado para o comandante que vai supervisionar esta força internacional, que não é das Nações Unidas, qual seria? 

GSC: Eu não tenho conselhos aos comandantes porque acredito que as pessoas vão chegar muito bem preparados. Todos os países escolhem os representantes, querem seus países bem representados. Então mandam boas pessoas e fazem tratamentos para essas pessoas. Mas é fundamental que essas pessoas, desde que são designadas, elas entendam contexto e que entendam que não vão lá só para combater a criminalidade. Você vai lá para dedicar a sua vida, o seu coração, o seu idealismo, você vai dedicar ao povo haitiano. Combater os criminosos é a parte mais fácil. 

Você tem que estar o tempo todo conectado com o comando da missão para verificar o que está sendo levado de benefício ao povo. Então, a gente vai numa missão dessas não só pela parte operacional. A gente vai com o coração pela população. Essa é a grande motivação. 

Haitianos afetados pela violência em Porto Príncipe

Haitianos afetados pela violência em Porto Príncipe

ON: Algo mais a dizer para fechar? O vê no Haiti depois de ter, como diz há muito tempo, limpado Cité Soleil (do crime), um lugar considerado o mais perigoso do mundo. Hoje a situação se ampliou para outras áreas do país, o que diria sobre o país agora? 

GSC: Eu diria que há necessidade de uma missão internacional estar muito bem coordenada com parâmetros de responsabilização e das iniciativas do governo local. O que vai resolver o problema é o comportamento do governo local. Não é exatamente a missão. A missão vai apoiar em alguns fatores, mas a solução vai depender da performance local. Isso precisa ser muito bem definido. Qual é a contrapartida de performance do governo local?

ON: General, muito obrigado por essa entrevista à ONU News.

GSC: Muito obrigado

Fonte: Agência UNO

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO10 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO10 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO10 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional10 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO11 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura11 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional11 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional11 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional11 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional11 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional11 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca12 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca16 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca17 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte17 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE17 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura17 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública17 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca17 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca17 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO17 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte18 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO18 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO18 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO18 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO18 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública18 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE18 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br