Politíca
Câncer de mama afeta 1.180 paraibanas por ano; emenda de Tovar ajuda ONG a oferecer diagnóstico e tratamento
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o Brasil terá esse ano uma incidência de 73.610 novos casos de câncer de mama com 17.825 óbitos. Na Paraíba, o número de novos casos da doença será de 1.180, sendo 210 em João Pessoa. De janeiro a junho, o estado registrou 145 óbitos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A ONG ‘Amigos do Peito’, com 22 anos de atuação, trabalha o suporte emocional das mulheres acometidas pela doença e contribui diretamente para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.
O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) destacou a importância do trabalho realizado pela ONG entidade em prol das mulheres paraibanas. Diante do reconhecimento, o parlamentar destinou uma emenda no valor de R$ 30 mil para ajudar nas ações realizadas durante todo o ano. “O trabalho realizado pelo ‘Amigos do Peito’ no nosso estado é importante, pois a detecção precoce pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento do câncer. Defendemos uma atuação mais efetiva do poder público no combate a doença, oferecendo mais exames e tratamentos para as mulheres paraibanas”, afirmou.
Esse ano, a ONG ‘Amigos do Peito’ trabalha com a Campanha Outubro Rosa ‘A União faz as Flores’. Entre as ações está a venda de camisetas da campanha, que podem ser adquiridas com stand nos shoppings Manaíra e Mangabeira. Nesta terça-feira (3), haverá atendimento especial destinado às mulheres idosas na sede da ONG, com 20 mamografias e 10 ultrassonografias, além de uma roda de conversa.
A mastologista Joana Barros, coordenadora da ‘Amigos do Peito’, destacou que dentro das ações haverá o Mutirão de Pérolas, onde serão coletados colares de pérolas que depois serão distribuídos para mulheres que estiveram ou estão em tratamento para o câncer de mama, e também mulheres idosas. “O aumento do número de casos de câncer de mama em idosas nos motivou a dar uma atenção especial a este grupo de mulheres”, destacou.
Dentro da programação da Campanha Outubro Rosa também será lançado, no dia 28 de outubro, o Projeto ‘Ser Tão Rosa’, na cidade de São Bento, no Sertão paraibano, com o objetivo de capacitar os profissionais da atenção básica a prestar uma assistência à saúde mamária mais eficiente.
Sobre a ONG – ‘Amigos do Peito’ foi criado em 2001 e idealizada com o objetivo de promover um suporte emocional às mulheres acometidas por câncer de mama. Em Outubro de 2011, motivados pelo Movimento Mundial de Combate ao Câncer de Mama, denominado Outubro Rosa, a ONG contatou o Governo da Paraíba, para expor a grande problemática enfrentada pela população feminina paraibana, com altas taxas de mortalidade resultantes de diagnósticos tardios, além de alertar para a qualidade sofrível das mamografias oferecidas pelo SUS. Todos os anos, a organização lança a campanha do Outubro Rosa para chamar atenção para o problema e arrecadar recursos para combater a doença.
Como doar – ONG Amigos do Peito – CNPJ 08.101.673/0001-40 – Banco Sicredi (748) – Agência 2201 – c/c 71074-1 – Pix: (83)993154386. Após fazer a doação, entre em contato com a ONG para liberação do Selo Amigos do Peito.
Serviço – Para mais informações sobre o Selo Amigos do Peito ou formas de colaborar com a ONG entre em contato através do telefone 83-988984970 ou nas redes sociais @ongamigosdopeito e /amigosdopeitoPB.