Connect with us

Internacional

ALERTA: General americana vê ‘intenções malignas’ da China, da Rússia, do Irã e do Hezbollah no Brasil; VEJA VÍDEO

Ataque do Hamas a Israel reacendeu a ofensiva americana contra a presença de seus competidores estratégicos na América Latina; EUA alertam para os riscos do terrorismo e do crime organizado

A general Laura Richardson é conhecida pela franquezacom que expõe o pensamento e as preocupações do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos. Em mais uma entrevista, desta vez, para a Fundação para a Defesa da Democracia, um instituto criado após o 11 de setembro de 2001, ela aproximou as ameaças dos competidores estratégicos dos EUA –China, Rússia e Irã – à representada pelo Hezbollah à segurança do Ocidente. O evento aconteceu no dia 11,em meio à semana em que Israel foi atacado pelos terroristas do Hamas. Richardson mencionou duas vezes o Brasil ao tratar das “intenções malignas” dos adversários.

“As atividades do Hezbollah (na América Latina) obviamente são uma preocupação”, afirmou a general. Hezbollah na América do Sul é quase sempre sinônimo da Tríplice Fronteira, entre Argentina, Paraguai e Brasil. A citação ao grupo libanês aconteceu logo após ela listar movimentos da China e da Rússia na região, como a viagem de Serguei Lavrov, ministro das relações exteriores da Rússia, por Nicarágua, Venezuela e Cuba, em abril. “Mas, depois (Lavrov), também (foi) pelo Brasil para reuniões; e o presidente iraniano veio ao hemisfério, em junho”, lembrou Richardson.

Em seguida, mencionou as passagens de navios de guerra do Irã e da Rússia na América do Sul para assinalar as “intenções malignas” dos competidores dos EUA na região. “Navios de guerra iranianos, que estão fazendo um giro global, vieram para o hemisfério a partir do Pacífico e tentaram fazer escalas em inúmeras cidades, que foram negadas.E a fragata acabou recebida no Rio.”

A general, por fim, advertiu: “Estamos vendo uma tendência de aumento de ações na região também por parte de nossos concorrentes estratégicos e, novamente, é muito preocupante, porque acho que a região está insegura e instável e nós podemos fazer melhor neste momento vulnerável para nós mantermos foram concorrentes estratégicos, que têm intenções malignas”. As falas da general seriam apenas mais uma forma de atrair atenção – e recursos – para seu comando? É possível.

Ou seria uma reedição do eixo do mal? Analistas, como o coronel da reserva Paulo Roberto da Silva Gomes Filho, do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, lembram que essas ameaças já estavam presentes na Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, publicada em outubro de 2022. Mas o que existiria de novo? “O espírito que parece é que os americanos dormiram por 20 anos nos desertos do Afeganistão e do Iraque e não viram que estava surgindo uma série de competidores a eles, como a China e a Rússia”, afirmou Sandro Teixeira Moita, professor do programa de pós-graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

Patrulha blindada israelense toma posição no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, após um ataque do Hezbollah que matou um civil israelense no domingo, dia 15

Até o ataque do Hamas,China e Rússia – nessa ordem – eram apresentadas como as mais perigosas ameaças à segurança dos EUA. Para o coronel Paulo Filho, a nova estratégia nacional de defesa dos Estados Unidos aprofundou a alteração de foco ocorrida no governo de Donald Trump, a qual listou China, Rússia, Irã e Coreia do Norte como as maiores “ameaças”. “A mudança se detém no fato de que, até então, o terrorismo figurava, nos documentos oficiais dos EUA, como principal ameaça à segurança do país.”

Ainda para Paulo Filho, a inclusão do Irã nos Brics conferiu ao grupo uma dimensão geopolítica que estava ausente: “Os Estados Unidos consideram esta ação desfavorável aos seus interesses”. O Irã preocupa os americanos em razão do programa nuclear, das exportações de armas e dopapel desestabilizador no Oriente Médio. “Os EUA começaram a expressar abertamente a sua apreensão, inclusive no domínio militar, como exemplificado pelas análises da general Richardson.”

Essa ainda é uma realidade que parece distante para a maioria dos brasileiros. Enquanto Gaza era bombardeada peloTzahal, as Forças de Defesa de Israel (FDI), a mais nova ameaça visível à segurança em São Paulo vinha dofurto de 13 metralhadoras Browning calibre .50 e de outras oito de calibre 7,62 mm do Arsenal do Exército, em Osasco, na Grande São Paulo. A última vez que as primeiras foram usadas no Estado havia sido em 2018, quando a Polícia Militar precisou desse tipo de armamento para conter o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) de resgatar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Na época, o general Luiz Eduardo Ramos, então comandante militar do Sudeste, providenciou para que homens dasRondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota)fossem treinados para manusear essas armas. É por isso que agora a cúpula da Segurança Pública teme que elas caiam justamente nas mãos do PCC. Essa é a “consequência catastrófica” imaginada pelosecretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, conforme publicou em rede social. De posse de tal equipamento, como seria possível deter um assalto do PCC à Penitenciária 2, de Presidente Venceslau, onde a cúpula da facção no Estado está encarcerada?

O que aterroriza os policiais paulistas é o crime organizado e sua convergência cada vez maior com mercados ilegais que abastecem também as organizações terroristas. No começo do ano, a Europol concluiu uma operação ondedetectou o envio de fuzis do Paquistão para o Brasil feitos pela ‘Ndrangheta, a máfia da Calábria, que, assim, pagava o PCC por um carregamento de cocaína. É neste mesmo mercado internacional de armas que organizações terroristas como o Hamas se abastecem.

A convergência entre as atividades do terror e da criminalidade organizada foi o que lembrou o major Frederico Salóes, instrutor da Eceme, durante o seminárioAnálise Situação Israel x Hamas,do Observatório Militar da Praia Vermelha. “No ciclo da atividade terrorista não podemos esquecer do nexo do crime com o terror. Temos a cooperação entre organizações criminosas e organizações terroristas. Elas convergem em objetivos e se hibridizam em diversas estruturas formais, ilícitas e lícitas para alcançarem seus objetivos. O atentado terrorista nunca é uma situação pontual. O ciclo da atividade terrorista se dá por uma estrutura sistêmica que exige uma resposta sistêmica do Estado”, disse.

Nas últimas décadas, foi o crime organizado o maior responsável pelo furto de armas dos arsenais do Exército. No Rio e em São Paulo, as armas desviadas foram depois recuperadas. Nos anos 1960, quem colocava os olhos nas reservas de armas dos quartéis era a guerrilha. Em sua mais ousada ação,o capitão Carlos Lamarca deixou o quartel do 4º RI, em Quitaúna, na mesma Osasco, com três subordinados em uma Kombi com 63 fuzis, três submetralhadoras e uma pistola. Só não levaram mais armas porque o caminhão que seria usado para transportá-las fora apreendido dias antes em Itapecerica da Serra.

O último dos fuzis levados por Lamarca só foi recuperado em 1978, depois que um ex-guerrilheiro se aventurou em roubar um carro, nos Jardins. Por enquanto, o Exército não anunciou o encontro de nenhuma das metralhadoras. É provável que armas como essas sejam colocadas à venda no mesmo mercado mundial, onde os lucros das diversas atividades ilícitas se encontram. É por isso que ageneral Richardson citou em depoimento ao Congresso, em 8 de março, o PCC como uma ameaça à segurança americana na região?

“Ela já citou em entrevistas o paradoxo de que a ‘região mais importante’ é a que merece menor atenção do seu país. Isso abriria espaço para a entrada dos ‘competidores estratégicos’ (dos EUA)”, afirmou o coronel Paulo Filho. Enfim, o que estaria por trás desse grande movimento, que procura pôr no mesmo balaio todos os gatos que competem com os americanos naAmérica Latina?

“Eles (os EUA) redobraram os esforços de aproximação com os governos e as Forças Armadas na região, que eles deixaram de lado por muito tempo. Estão procurando recuperar o tempo perdido”, disse o professor Teixeira Moita.O problema, segundo ele, é que o poderio chinês não se mede apenas pela questão militar, mas também por sua dimensão econômica. “Os americanos vão ter de se mostrar parceiros econômicos, que é o que os chineses oferecem, se não quiserem perder parceiros na América Latina.”

Há um duplo movimento para mostrar que a política americana é a de promoção da segurança interna e externa da região. Ele coloca o Hezbollah e o Hamas no mesmo bloco que o Irã, a China e a Rússia e une o combate ao terror e à luta contra o crime organizado. Trata-se de uma lógica parecida com a daGuerra Friaao afirmar: “Eu posso trazer segurança a vocês, respeitando as suas liberdades e seus valores”. A guerra ao Hamas deve aprofundar esse caminho. E aumentar ainda mais os desafios para a diplomacia brasileira.

Até o ataque do Hamas,China e Rússia – nessa ordem – eram apresentadas como as mais perigosas ameaças à segurança dos EUA. Para o coronel Paulo Filho, a nova estratégia nacional de defesa dos Estados Unidos aprofundou a alteração de foco ocorrida no governo de Donald Trump, a qual listou China, Rússia, Irã e Coreia do Norte como as maiores “ameaças”. “A mudança se detém no fato de que, até então, o terrorismo figurava, nos documentos oficiais dos EUA, como principal ameaça à segurança do país.”

Ainda para Paulo Filho, a inclusão do Irã nosBricsconferiu ao grupo uma dimensão geopolítica que estava ausente: “Os Estados Unidos consideram esta ação desfavorável aos seus interesses”. O Irã preocupa os americanos em razão do programa nuclear, das exportações de armas e dopapel desestabilizador no Oriente Médio. “Os EUA começaram a expressar abertamente a sua apreensão, inclusive no domínio militar, como exemplificado pelas análises da general Richardson.”

Essa ainda é uma realidade que parece distante para a maioria dos brasileiros. Enquanto Gaza era bombardeada peloTzahal, as Forças de Defesa de Israel (FDI), a mais nova ameaça visível à segurança em São Paulo vinha dofurto de 13 metralhadoras Browning calibre .50 e de outras oito de calibre 7,62 mm do Arsenal do Exército, em Osasco, na Grande São Paulo. A última vez que as primeiras foram usadas no Estado havia sido em 2018, quando a Polícia Militar precisou desse tipo de armamento para conter o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) de resgatar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Na época, o general Luiz Eduardo Ramos, então comandante militar do Sudeste, providenciou para que homens dasRondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota)fossem treinados para manusear essas armas. É por isso que agora a cúpula da Segurança Pública teme que elas caiam justamente nas mãos do PCC. Essa é a “consequência catastrófica” imaginada pelosecretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, conforme publicou em rede social. De posse de tal equipamento, como seria possível deter um assalto do PCC à Penitenciária 2, de Presidente Venceslau, onde a cúpula da facção no Estado está encarcerada?

O que aterroriza os policiais paulistas é o crime organizado e sua convergência cada vez maior com mercados ilegais que abastecem também as organizações terroristas. No começo do ano, a Europol concluiu uma operação ondedetectou o envio de fuzis do Paquistão para o Brasil feitos pela ‘Ndrangheta, a máfia da Calábria, que, assim, pagava o PCC por um carregamento de cocaína. É neste mesmo mercado internacional de armas que organizações terroristas como o Hamas se abastecem.

A convergência entre as atividades do terror e da criminalidade organizada foi o que lembrou o major Frederico Salóes, instrutor da Eceme, durante o seminárioAnálise Situação Israel x Hamas,do Observatório Militar da Praia Vermelha. “No ciclo da atividade terrorista não podemos esquecer do nexo do crime com o terror. Temos a cooperação entre organizações criminosas e organizações terroristas. Elas convergem em objetivos e se hibridizam em diversas estruturas formais, ilícitas e lícitas para alcançarem seus objetivos. O atentado terrorista nunca é uma situação pontual. O ciclo da atividade terrorista se dá por uma estrutura sistêmica que exige uma resposta sistêmica do Estado”, disse.

Nas últimas décadas, foi o crime organizado o maior responsável pelo furto de armas dos arsenais do Exército. No Rio e em São Paulo, as armas desviadas foram depois recuperadas. Nos anos 1960, quem colocava os olhos nas reservas de armas dos quartéis era a guerrilha. Em sua mais ousada ação,o capitão Carlos Lamarca deixou o quartel do 4º RI, em Quitaúna, na mesma Osasco, com três subordinados em uma Kombi com 63 fuzis, três submetralhadoras e uma pistola. Só não levaram mais armas porque o caminhão que seria usado para transportá-las fora apreendido dias antes em Itapecerica da Serra.

O último dos fuzis levados por Lamarca só foi recuperado em 1978, depois que um ex-guerrilheiro se aventurou em roubar um carro, nos Jardins. Por enquanto, o Exército não anunciou o encontro de nenhuma das metralhadoras. É provável que armas como essas sejam colocadas à venda no mesmo mercado mundial, onde os lucros das diversas atividades ilícitas se encontram. É por isso que ageneral Richardson citou em depoimento ao Congresso, em 8 de março, o PCC como uma ameaça à segurança americana na região?

“Ela já citou em entrevistas o paradoxo de que a ‘região mais importante’ é a que merece menor atenção do seu país. Isso abriria espaço para a entrada dos ‘competidores estratégicos’ (dos EUA)”, afirmou o coronel Paulo Filho. Enfim, o que estaria por trás desse grande movimento, que procura pôr no mesmo balaio todos os gatos que competem com os americanos naAmérica Latina?

“Eles (os EUA) redobraram os esforços de aproximação com os governos e as Forças Armadas na região, que eles deixaram de lado por muito tempo. Estão procurando recuperar o tempo perdido”, disse o professor Teixeira Moita.O problema, segundo ele, é que o poderio chinês não se mede apenas pela questão militar, mas também por sua dimensão econômica. “Os americanos vão ter de se mostrar parceiros econômicos, que é o que os chineses oferecem, se não quiserem perder parceiros na América Latina.”

Há um duplo movimento para mostrar que a política americana é a de promoção da segurança interna e externa da região. Ele coloca o Hezbollah e o Hamas no mesmo bloco que o Irã, a China e a Rússia e une o combate ao terror e à luta contra o crime organizado. Trata-se de uma lógica parecida com a daGuerra Friaao afirmar: “Eu posso trazer segurança a vocês, respeitando as suas liberdades e seus valores”. A guerra ao Hamas deve aprofundar esse caminho. E aumentar ainda mais os desafios para a diplomacia brasileira

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO8 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO8 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional8 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO9 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura9 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional9 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional9 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional9 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional9 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional9 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca9 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca13 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca14 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte15 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

CIDADE15 horas ago

Cícero Lucena participa da assinatura de contrato pelo Governo da Paraíba com agência francesa para implantar projeto do BRS em João Pessoa

Educação & Cultura15 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa abre período de renovação de matrículas para alunos veteranos

Segurança Pública15 horas ago

SEPPM realiza feira de serviços alusiva à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Politíca15 horas ago

Murilo Galdino cobrará rapidez na retomada do funcionamento da Operação Carro-Pipa

Politíca15 horas ago

17 milhões de brasileiras viveram risco de feminicídio; leis de Camila garantem proteção à mulher

ESTADO15 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

Esporte15 horas ago

Delegação da Paraíba embarca para disputar as Paralimpíadas Escolares em São Paulo

ESTADO15 horas ago

Primeira-dama do Estado visita Apae de João Pessoa e discute parcerias para ampliação de atendimento na unidade 

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo pleiteia continuidade de operação carro-pipa em audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo anuncia R$ 2,4 bilhões em pagamento das folhas de novembro e dezembro, 2ª parcela do 13º e abono natalino

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo assina operação de crédito, com a PMJP, destinada à implantação de projeto de mobilidade urbana em João Pessoa

Segurança Pública15 horas ago

Diretor financeiro do SINTEP tem no currículo uma acusação de estupro; Marcha das Mulheres cobra afastamento

CIDADE15 horas ago

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Camboinha, Areia Dourada e Formosa

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br