Segurança Pública
União já emitiu 2 milhões de carteiras de identidade em novo modelo
Até o fim do ano, 12 Estados brasileiros disponibilizarão o documento apenas em formato atualizado, segundo o Ministério da Gestão .
A informação foi divulgada pela ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta 4ª feira (18), em entrevista.
Segundo Dweck, pelo menos 11 Estados do país mais o Distrito Federal passarão a emitir apenas o novo modelo da carteira de identidade até novembro deste ano. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do DF. Saiba como tirar o documento aqui.
Vejas as mudanças na nova carteira de identidade:
“A lei diz que você tem até 10 anos para que todos os brasileiros tenham essa nova carteira de identidade em mãos, mas o presidente Lula já expressou o desejo de que todos tenham essa carteira até o fim do seu mandato. Vai depender se o governo federal tiver recursos para acelerar o processo”, afirmou a ministra.
Agora, o ministério foca em planejar uma campanha que divulgue ainda mais o lançamento do novo formato. De acordo com Dweck, algumas pessoas têm enfrentado dificuldade ao atravessar as fronteiras do país porque o documento não é reconhecido por autoridades brasileiras.
“Já encaminhei um ofício para todos os órgãos públicos para que todos conheçam a nova carteira. Em breve, também teremos essa campanha de divulgação, que seria no começo deste ano, mas precisamos adiar para novembro”, disse.