Judiciário
Divisão do ministério de Justiça deve sair em 2024
Lula não desistiu do desmembramento da pasta da Justiça e Segurança Pública, que fará o governo se aproximar do sugestivo número de 40 ministros. Já falou sobre o assunto até com o titular do ministério, Flávio Dino. A eventual divisão não deve sair agora, até para não desprestigiar o socialista, mas a alteração é cogitada para 2024. Outros ministérios também serão alterados. Dino quer fazer seu guru e ex-jornalista Ricardo Capelli, secretário-executivo, o futuro ministro da Segurança Pública.
Dividir para somar
A nomeação de Capelli é improvável: outro ministério só se justifica para atrair apoio político. E, na prática, Dino continuaria mandando na área.
Dividir e multiplicar
O PT de São Paulo apoia o desmembramento, mas quer um paulista no cargo. Um dirigente petista, Jilmar Tatto, defende publicamente a divisão.
PRF na torcida
Na Polícia Rodoviária Federal, que engrossa o coro dos insatisfeitos com Dino, desmembrar concretizaria o sonho de se livrar do atual ministro.
Hipocrisia ambientalóide
Adepta da mordomia nos jatinhos da FAB, movidos a querosene de aviação altamente poluente, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tampouco dispensa o carrão oficial GM Cruze, com motor a combustão.
Senadora Michelle
O Paraná Pesquisas aponta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como a predileta para o Senado pelo Paraná, em 2026. “No mínimo candidata ao Senado”, diz o presidente do instituto, Murilo Hidalgo.
Deu ruim
Primo de André Janones (Avante-MG), Mac disse que vai processar o deputado lulista. O parlamentar teve áudio vazado com acusações de que o primo queria se eleger prefeito “para roubar” e “fazer sexo”.
Carimbos da Lacrolândia
O STF exibe “carimbos” em ações que tratam de temas da Agenda 2030, das ONU. Só lacração. Deixou banqueiros felizes autorizando-os a tomar imóveis de devedores sem acionar a Justiça. A ação ganhou 4 carimbos.
Nem amarrado
Lula levou quase 20 dias para ser convencido a passar a mão no telefone e ligar para famílias dos brasileiros sequestrados pelos seus aliados, terroristas do Hamas. A tardia ligação só ocorreu ontem (26).
Um pior que o outro
Sobre a separação do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (União-PR) disse ao site Diário do Poder que segurança pública não funciona no governo Lula, está um “caos”. “Justiça também não”, diz.
Sempre no lado errado
Em baixa na cena internacional e acusado de apequenar a ONU, o português António Guterres, secretário-geral da entidade, recebeu vexatório elogio (com destaque) do chanceler Mauro Vieira no ‘X’.
É só o começo
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu anunciou que data e método para a invasão terrestre de tropas israelenses na Faixa de Gaza estão definidos: “Matamos milhares de terroristas, mas é só o começo”.
Pensando bem…
…difícil entender o orgulho pela decisão que autoriza bancos a tomarem imóvel dos cidadãos sem precisar de ir à Justiça.