Segurança Pública
Operação Silêncio: Integração das forças de segurança reduz 48% dos chamados para o 190 em Campina Grande
A Operação Silêncio, destinada a coibir a perturbação do sossego e irregularidades ambientais em estabelecimentos comerciais de Campina Grande, resultou numa redução significativa no número de chamadas recebidas pelo serviço de emergência 190, neste feriadão de Finados. A análise dos dados demonstra que a operação obteve sucesso notável, resultando numa diminuição de 48,3% no registro das chamadas relativas à poluição sonora.
A ação, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de novembro, foi coordenada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública e Defesa Social (Reisp), envolvendo um esforço conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Meio Ambiente (Sudema). A operação teve como objetivo a fiscalização rigorosa de bares, casas noturnas e outros estabelecimentos na região, com especial ênfase na emissão de ruídos excessivos.
“A Operação Silêncio demonstra a eficácia da integração das forças de segurança na Paraíba na fiscalização e combate à poluição sonora, bem como na promoção do cumprimento das regulamentações ambientais. A redução significativa das ligações para o 190 reflete o comprometimento dos órgãos operativos em garantir o sossego e a qualidade de vida dos cidadãos paraibanos, ao mesmo tempo em que respeitam os direitos dos estabelecimentos em conformidade com as leis vigentes”, esclareceu o coronel Gilberto Felipe, comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPR-1), em Campina Grande.
Entre os dias 26 e 29 de outubro, foram registradas 93 chamados para o 190 relacionados a reclamações de poluição sonora em estabelecimentos de Campina Grande. No entanto, após a implementação da “Operação Silêncio”, entre os dias 2 e 5 de novembro, esse número caiu para 48 chamados.
“A redução notável no número de chamadas para o serviço de emergência 190 é um indicador claro de que a Operação Silêncio está atingindo seus objetivos. Isso significa que os cidadãos estão percebendo e apoiando as ações que visam a manter a ordem e a segurança na cidade. A diminuição das chamadas permite que os recursos de atendimento de emergência sejam direcionados de forma mais eficaz para situações verdadeiramente críticas, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em casos de emergência”, informou a coordenadora do CICC de Campina Grande, coronel BM, Jousilene Sales.