Connect with us

Internacional

Como a China se posiciona no conflito Israel-Hamas?

Pequim quer exercer papel de mediador no Oriente Médio e vem condenada à violência entre as duas partes. Na prática, tem desconfiança pragmática sobre Israel e proximidade política com palestinos

Ao caminhar pelas margens do rio Huangpu, na metrópole financeira chinesa de Xangai, é impossível não notar um edifício alto com um telhado de cobre verde. Convidados de Estado, como os presidentes americanos Ronald Reagan e Bill Clinton, além de personalidades como Charlie Chaplin e George Bernard Shaw, já passaram noites no local que abriga atualmente o hotel Peace.

O que resta saber é que até 1949 o local se chamava o hotel Cathay. O edifício construído em 1929 pelo comerciante judeu Victor Sassoon foi durante muitos anos o mais alto da cidade.

Sasson mudou para Xangai nos anos 20 e construiu ali um império. Durante a Segunda Guerra Mundial, com seu apoio, foi construído em Xangai um assentamento de 2,5 quilômetros quadrados onde cerca de 20 mil judeus da Europa encontraram proteção da perseguição nazista.   

Mas após a guerra e a ascensão dos comunistas ao poder, a maioria dos judeus deixou Xangai. Victor Sassoon foi obrigado a vender suas empresas ao Partido Comunista Chinês por um valor bem mais baixo do que o real.

O caso de Sassoon serviu como exemplo de como os comunistas trataram de maneira preconceituosa os judeus e, mais tarde, o jovem Estado de Israel . Durante a Guerra Fria, a China declarou solidariedade aos seus aliados árabes e votou sempre contra Israel na ONU. Somente em 1992 Pequim distribuiu relações diplomáticas com Tel Aviv.

O hotel Peace, com teto esverdeado, sobressai na paisagem de Xangai

Comércio forte

Desde a normalização das relações, Israel tornou-se um dos parceiros comerciais prioritários para a China . Em 2023, 22 bilhões de dólares em produtos foram comercializados entre os dois países. Esse volume corresponde ao balanço das relações comerciais chinesas com a Suécia.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu  , tinha uma visita oficial a Pequim marcada para outubro, que acabou sendo adiada na razão do ataque terrorista do Hamas ao território israelense. Na agenda da visita estava a assinatura de um acordo comercial entre Israel e China.

Segundo documentos oficiais, os dois países tratam quase que exclusivamente de economia e negociações em suas tratativas. O conflito entre o Oriente Médio nunca foi um tema central.

Por exemplo, a declaração final da última vista de Netanyahu a Pequim, em 2017, afirmava simplesmente que a China desejava promover inovações, como contribuições as start-ups de tecnologia.

China vê Israel como aliado dos EUA

Ao mesmo tempo, a China sempre vê um alinhamento político entre Israel e os Estados Unidos, seu maior rival geopolítico.

“A China pede que a potência que possui maior influência sobre a parte em questão coloque de lado seus interesses e considerações geopolíticas e faça todos os esforços para pôr fim à guerra e restaurar a paz” afirmou em novembro no Conselho de Segurança o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun. Ele se referiu aos EUA, presumindo que o país rival teria interesses no conflito.

Imagem de Xangai nos anos 1940 mostra ao fundo o edifício do antigo hotel Cathay

“Israel é uma democracia consolidada, firmemente ancorada em sua aliança com os Estados Unidos da América”, afirmou à DW o cientista político e sócio da empresa de consultoria Berlin Global Advisors. “Da perspectiva chinesa, Israel está geopoliticamente no lado oposto ao objetivo que Pequim busca no momento, que é fortalecer a aliança anti-Ocidente .”

Vozes críticas a Israel e “cabeças ocas”

Os sentimentos antiocidentais também estão refletidos nos fóruns online chineses, monitorados de perto pelos censores. Os atos de guerra são vistos como uma “aterrorização do povo muçulmano, mais fraco, pelo povo judaico, claramente mais forte”. Esse estereótipo racista permeia as redes sociais chinesas.

Os usuários do Weibo, a rede social mais popular na China, sabem que o governo alemão está “inabalavelmente” ao lado de Israel.

Em consequência, centenas de comentários antissemitas podem ser encontrados na página da embaixada alemã na China, como um usuário que chama os alemães de “agressores” e outro que disse que “os nazistas na Alemanha e em Israel se uniram e tramam juntos contra a humanidade .”

A resposta da missão diplomática alemã a essas e outras mensagens semelhantes é inequívoca e direta. “É bastante estúpido chamar indiscriminadamente qualquer tipo de pessoa de nazista. Quem combina a bandeira de Israel e a suástica nazista em sua foto de perfil ou é uma cabeça oca desinformada ou um cafajeste inescrupuloso. Esses perfis serão bloqueados.”

A relevância da Palestina para a China

Ao contrário dessas opiniões, o governo da China alega ser neutro no conflito no Oriente Médio, mesmo que o país seja mais crítico a Israel.

O ministro chinês do Exterior, Wang Yi, descreveu as ações militares israelenses como “desproporcionais”, que excedem os limites da autodefesa, e disse que a população de Gaza não deve ser punida coletivamente. No Conselho de Segurança, o embaixador chinês Zhang disse que é necessário levar em conta os legítimos interesses de segurança de ambas as partes para restaurar a paz.

Os presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e da China, Xi Jinping, reuniram-se em junho

Pequim não mantém contatos regulares com o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, mas sim com a liderança da Autoridade Palestina (AP) nos territórios palestinos, reconhecidos como um Estado por 138 países, mas não por Israel, Estados Unidos ou Alemanha . Há poucos meses, a China concluiu uma “ampla parceria estratégica” com os territórios palestinos.

Após conversas entre o presidente da AP, Mahmoud Abbas, e da China, Xi Jinping, no comunicado final da parceria, de 14 de junho de 2023, afirma que “a China apoia a criação de um Estado palestino soberano com base na demarcação de fronteiras de 1967, com sua capital em Jerusalém Oriental”.

“A China apoia a retomada das negociações de paz entre Palestina e Israel com base no princípio ‘terra por paz’ ​​[que implica na troca de determinados territórios por uma paz rigorosa], nas resoluções pertinentes da ONU e na solução de dois Estados”, diz o texto.

Silêncio palestino sobre uigures em Xinjiang

Em troca, a Palestina, representada pela AP, compromete-se com a chamada “política de uma só China”, o que significa que a República Popular é o único governo legítimo da China, inclusive sobre Taiwan. Além disso, a Palestina adota uma narrativa chinesa de que as questões em torno da província predominantemente muçulmana de Xinjiang “não dizem respeito aos direitos humanos, mas ao contrário, ao combate ao terrorismo, radicalização e separatismo”.

A China teve sucesso ao mediar a reaproximação entre a Arábia Saudita e o Irã em 2023

Pequim tem mantido há anos um amplo aparelho de vigilância em Xinjiang para controlar a minoria uigur. A ONU denunciou “graves visíveis dos direitos humanos” na região, além de “possíveis crimes contra a humanidade”.

A China sempre manteve laços estreitos com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), diz o cientista político Sandschneider. “Há razões históricas para isso. Apoiar movimentos de liberação é parte da identidade da política externa chinesa”. Mas não quando se trata de Taiwan ou Xinjiang.

Nesse contexto, a China busca apoiadores no mundo árabe que defendem sua repressão aos uigures. Se perder o apoio dos árabes, aquilo que Pequim vê como forças separatistas em Xinjiang poderá receber maior apoio do mundo muçulmano. Levantes de minorias nacionais seriam o pior cenário possível para a liderança do Partido Comunista, para que o qual a unidade do país seja uma de suas maiores prioridades. 

Papel de mediadora no Oriente Médio

A China tem um envio especial para o Oriente Médio desde 2019. Entre outras funções, o visto de carga promove o processo de paz entre Israel e seus vizinhos árabes. Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o atual enviado, Zhai Jun, vem mantendo contatos com diversos transportadores e países da região.

Zhai declarou que a China defende a paz e vê “o fracasso da proteção aos direitos nacionais legítimos do povo palestino” como causa do conflito. Ele sustenta que a China e a Rússia se unem ao mesmo ponto de vista e trabalham juntas para aliviar as tensões.

A ênfase na proximidade com a Rússia segue um padrão. Nos anos recentes, a China tem apoiado cada vez mais em parceiros não ocidentais, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente a sua visibilidade global, disponível Sandschneider.

“A China se manteve essencialmente fora do Oriente Médio nas últimas décadas. Agora, no entanto, vemos Pequim se colocar como mediador, como entre a Arábia Saudita e o Irã”, relatou o politólogo.

Em abril de 2023, a China iniciou com sucesso uma reaproximação dos dois rivais no Golfo Pérsico e ganhou destaque internacional por seu papel de mediadora.

Sandschneider, porém, acredita que esse sucesso não deverá se repetir no conflito entre Israel e o Hamas. “Nesse caso, em particular, a substituição da China não vai muito longe.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional4 horas ago

Ricardo Nunes com apoio de Bolsonaro consolida liderança com 500 mil votos à frente de Boulos em São Paulo

Internacional4 horas ago

Exportações de bens devem crescer 4% na América Latina este ano, diz Cepal

Internacional4 horas ago

Guerras no mundo afetam cerca de 612 milhões de mulheres e meninas

Politíca5 horas ago

A Vitória do “Caboclinho do Sertão” nas eleições municipais de João Pessoa – O Novo Mandato de Cícero Lucena

Politíca5 horas ago

Eleições 2024: termina a votação e Inicia a apuração – O Clima de expectativa pelo novo cenário político

Nacional5 horas ago

MPE pede busca em endereço ligado à campanha do PT em Fortaleza

Segurança Pública6 horas ago

Como se tornar paraquedista do Exército Brasileiro: Guia completo sobre formação, regras e salários

ESTADO6 horas ago

Detran-PB promove novo leilão eletrônico com 190 veículos

ESTADO6 horas ago

Beneficiários do Cartão Alimentação de mais sete municípios devem fazer atualização cadastral

ESTADO6 horas ago

Plataforma desenvolvida pela Cagepa é destaque em nova edição do Relatório de Inovação no Saneamento

CIDADE6 horas ago

Opinião: entre terror e suspense a paz nas eleições de João Pessoa saiu vitoriosa

ENTRETENIMENTO6 horas ago

O Camaleão e as Batatas Mágicas Chega ao Teatro ICA em Cajazeiras

CIDADE6 horas ago

Cabedelo recebe Praça Cultural em homenagem a artistas e escritores locais

ECONOMIA6 horas ago

Petrobras aprova R$ 3,5 bilhões para retomar obras em fábrica de fertilizantes em MS

ECONOMIA6 horas ago

Imposto para milionários tem potencial de R$ 40 bi ao ano, mas deve gerar R$ 20 bi

ECONOMIA6 horas ago

Apenas um a cada 3 pedidos de devolução de Pix é aceito

Educação & Cultura6 horas ago

Entenda o cálculo das notas do Enem 2024

Politíca6 horas ago

Cícero e Leo votam acompanhados do governador João, os deputados Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro e demonstram confiança na reeleição

ECONOMIA1 dia ago

Campos Neto: reconhecido como melhor banqueiro central pelo terceiro ano consecutivo

Nacional2 dias ago

Lula irá torrar R$ 110 milhões em novela com artistas petistas

Nacional2 dias ago

Ex-mulher denuncia Arthur Lira à Comissão Interamericana

Educação & Cultura2 dias ago

Enem 2024: Ubes pede passe-livre a estudantes nos dois dias de provas

Esporte2 dias ago

Data de Palmeiras x Botafogo será alterada por final da Libertadores

Esporte2 dias ago

Recordista de lutas, Rafael dos Anjos se prepara para o UFC 308: relembre os grandes momentos de sua carreira

Esporte2 dias ago

Amistoso Brasil x Colômbia neste sábado abre preparação para Copa 2027

Esporte2 dias ago

F1: Ferrari lidera com Sainz o segundo treino do GP do México

Esporte2 dias ago

João Fonseca salva 11 match points, mas é eliminado nas quartas em Brest

Esporte2 dias ago

Sousa confirma chegadas de meia e zagueiro

Educação & Cultura2 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde2 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Educação & Cultura2 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde2 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA2 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional2 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA4 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde4 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional4 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional1 semana ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br