Politíca
Representantes do PCdoB integram delegação paraibana para Congresso da Unegro
Representantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba vão integrar a delegação paraibana que estará participando do 6º Congresso da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), evento programado para a capital baiana, Salvador, nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro. O congresso deste ano terá como tema ‘A Unegro no Novo Projeto de Brasil’.
A previsão inicial é de aproximadamente quarenta pessoas na delegação da Paraíba, porém esse número não está totalmente confirmado, pois está havendo dificuldades para o transporte. Essa indefinição em relação aos números de participantes é ressaltada pela vereadora Jô Oliveira, da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), e confirmada por Rosi Morais, presidente do Diretório Municipal do PCdoB em João Pessoa.
“Temos todas essas pessoas para ir. Porém sem transporte até agora”, lamenta Jô Oliveira. E Rosi completa: “Estamos com dificuldades de conseguir passagens, mas o evento, que dá visibilidade ao negro, é importante. A Paraíba terá uma delegação, mas, a esta altura, não sabemos quantos deverão ir”.
Entre os representantes do PCdoB paraibano que estão se preparando para o Congresso da Unegro, além de Rosi Morais e Jô Oliveira, está também o presidente do Diretório Municipal da legenda na cidade de Bayeux, Valdemir Ferreira. “Considero muito importante esse empenho do PCdoB em destacar a luta antirracista”, avalia Rosi Morais, lembrando que os negros são 56% da polução brasileira. “E hoje 24% do parlamento brasileiro é composto por negros e o Congresso da Unegro é uma demonstração de força do povo negro na luta política”.
A Unegro é uma organização fundada em Salvador, em 1988, na Biblioteca Pública de Barris, e realiza ações contra o extermínio da população negra e na luta antirracista, de gênero e classe em todo o Brasil. Atualmente, ela está organizada em 25 estados da Federação e no Distrito Federal.