CIDADE
Cabedelo realiza III Torneio Municipal de Robótica
Evento teve como meta incentivar o estudo, a criatividade e a competição entre os estudantes
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou o III Torneio Municipal de Robótica (TMR), promovido pelo Setor de Tecnologia Educacional (STE). A competição, aberta à participação tanto do público interno – alunos da rede municipal de ensino – como externo, aconteceu no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Camboinha.
O III TMR teve como objetivo motivar alunos e professores no uso da robótica educacional, estimulando a criatividade, o espírito de colaboração, a essência esportiva e o domínio da tecnologia, características fundamentais para o bom desempenho em competições. Participaram do Torneio 17 equipes, cada uma composta por 4 alunos, reunindo cerca de 68 participantes.
“Agradecemos primeiramente ao IFPB pelo acolhimento e parabenizamos o STE pelo trabalho desenvolvido nas escolas e pela organização deste III Torneio de Robótica. Um evento que só vem demonstrar o quanto Cabedelo incentiva o desenvolvimento do ensino da informática em suas escolas. O município vem investindo na área de tecnologia, percebendo o quanto ela é importante para o processo de estudo. A partir do ano que vem, teremos muito mais novidades nessa área, para continuar disseminando e melhorando o processo ensino-aprendizagem nas nossas unidades de ensino”, declarou a secretária da educação, Priscilla Rezende.
Participaram do Torneio as escolas municipais Elizabeth Ferreira da Silva, Major Adolfo Pereira Maia, Maria Pessoa Cavalcanti, Marizelda Lira da Silva, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Rosa Figueiredo de Lima, Vereador Pedro Américo e Imaculada Conceição. A faixa etária dos participantes se situou entre 10 a 19 anos, do 6º ao 9º ano do fundamental II, 1º ao 3º do ensino médio e educação de jovens e adultos
“Pelo ensino da informática os alunos vão aprender do básico até o intermediário avançado, o que é superimportante, sobretudo no cenário atual onde a tecnologia está presente no dia a dia, desde as redes sociais até os processos de automação do mundo produtivo. Por isso, nosso objetivo é que eles tenham acesso uma tecnologia nova, diferente, e que eles aprendam tanto na parte de conhecimento específico, como com o que eles vão adquirir com a experiência, à exemplo da matemática, ciências, português, ou seja, é toda uma cadeia de conhecimentos que é produzida através da informática e da robótica”, explicou o professor Lucialdo Filho, um dos organizadores do evento.
O evento foi realizado ao longo do dia, nos períodos da manhã e tarde e constou de competição em duas modalidades: Entrega de Suprimento e Operação Limpeza, nas quais os alunos precisavam programar um robô para executar os desafios de forma autônoma. Além da competição, o evento contou com exposição de tecnologia por instituições de ensino superior e técnico.
“Pela perspectiva educativa, numa competição de robótica como esta, os alunos têm a oportunidade de aprenderem questões como a disciplina, o trabalho em equipe, a superação de obstáculos e a solução de problemas, ou seja, há uma junção entre os aspectos que envolvem a cognição, com a aplicação prática de valores humanos e de sociabilidade, juntamente com a parte manual e mecânica da robótica”, complementou Lucialdo.
De acordo com a Coordenadora do STE, Profª Vanusa Valério, o Projeto Escola de Robótica de Cabedelo, está em consonância com a criação da recente Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED).
“A lei está estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas e setores governamentais, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis. Em suma, a Cidade de Cabedelo sai a frente, no sentido da execução da referida Lei, junto aos alunos da Rede Municipal”, definiu Vanusa.
Cenário de competição – O III TMR se passou em um cenário hipotético, em que uma das regiões de Cabedelo foi atingida por um acidente natural devastador, prejudicando a infraestrutura básica de transporte, comunicação e de energia. A primeira equipe de resgate a chegar no local era formada por dois robôs autônomos, cada um com uma missão específica: 1. limpar uma região para que os helicópteros das equipes de resgate possam pousar; e 2. transportar uma carga de medicamentos da área de pouso até um hospital em um povoado isolado. Em seguida transportar para a área de pouso dois feridos graves, que necessitam de remoção imediata.
A competição foi dividida em duas modalidades. Na 1ª, intitulada “Entrega de suprimento”, o robô deveria percorrer um caminho tortuoso, transportando uma importante carga. Ao chegar no seu destino, o robô além de descarregar automaticamente, deveria, em seguida, carregar vítimas ao ponto de origem.
Na 2ª modalidade, “Operação Limpeza”, a missão de cada robô era remover de uma arena, uma série de objetos. No entanto, entre os objetos, existem aqueles que não podem ser removidos pelo robô. É importante identificar quais são eles e saber como evitá-los.