Internacional
Tribunal Constitucional do Peru determina libertação de ex-presidente Fujimori
O Tribunal Constitucional do Peru ordenou, nesta terça-feira (5), a libertação “imediata” do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 85 anos, que cumpre pena de 25 anos de prisão por “crimes contra a humanidade” em uma prisão especial de Lima.
“Este Tribunal Constitucional ordena que o Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) e o diretor do Presídio de Barbadillo, no hoje, providenciem a imediata libertação do beneficiário, Alberto Fujimori”, indicou a corte na resolução divulgada à imprensa.
Em uma sentença sem apelação, os magistrados restituíram o indulto que tinham concedido a Fujimori em 2017 por razões humanitárias revogado em seguida pela Suprema Corte em 2019.
De 85 anos, Fujimori sofre de diversos problemas de saúde, como câncer lingual, fibrilação auricular, doença pulmonar e hipertensão.
Desde 2009, o ex-presidente cumpre pena por “crimes contra a humanidade” no presídio Barbadillo, uma pequena prisão para ex-presidentes ao leste de Lima, pela morte de 25 pessoas em dois massacres executados em 1991-1992 por um esquadrão do Exército.