Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Fluorescência da nanocelulose é capaz de detectar tanino em vinho tinto

A fluorescência de nanocristais de celulose (CNC) tem potencial para monitorar o teor de ácido tânico em vinhos tintos
Cientistas descobriram que a autofluorescência da celulose se altera na presença de ácido tânico.

Descoberta abre caminho para o desenvolvimento de tecnologia que detecte teor de tanino em vinhos.

Por ser um método de análise óptica, a técnica elimina a necessidade de reagente e é mais rápida.

Sensor líquido permitiria a produção em equipamentos portáteis de fluorescência.O tanino está relacionado a diferentes propriedades do vinho, desde o aroma e sabor até a fixação de pigmentos.

Apesar de sua presença na bebida ser importante, o tanino em excesso é negativo.

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma solução aquosa, conhecida como sensor em forma líquida, que permitiu uma descoberta importante: a fluorescência de nanocristais de celulose (CNC) tem potencial para monitorar o teor de ácido tânico em vinhos tintos. A solução composta de CNC pura se mostrou eficaz para apontar a presença de tanino, um parâmetro considerado fundamental por enólogos na estrutura e características organolépticas (aroma e sabor) e ainda atuar na estabilização da cor do vinho.

A constatação de que a autofluorescência da celulose se altera na presença do ácido tânico abre caminhos para o desenvolvimento de sensores ópticos à base de nanocristais de celulose para monitorar taninos, não só em vinhos, mas em produtos alimentícios e bebidas. Na demonstração, como prova de conceito, a pesquisa detectou a molécula de tanino associada à palatabilidade em vinhos tipo Cabernet Sauvignon e Tannat.

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), o enólogo Ricardo Morari, explica que os taninos são compostos fenólicos que desempenham um papel importante na composição, qualidade e potencial de envelhecimento dos vinhos tintos. Além disso, ele diz que os taninos têm a capacidade de fixar pigmentos, contribuindo para a estabilidade da cor, além de fornecer estrutura e, quando bem integrados e equilibrados, proporcionam complexidade e elegância aos vinhos.

“A possibilidade de detecção instantânea desse componente através de uma nova tecnologia poderá fornecer ao enólogo uma informação importante para que ele possa entender melhor as características e a composição do produto que está elaborando, conduzindo a elaboração de maneira a extrair o máximo do potencial e qualidade desse vinho”, avalia Morari, que atua na Cooperativa Vinícola Garibaldi, localizada em Garibaldi (RS).

Ele conta que os taninos estão associados à sensação na boca de adstringência de bebidas como os vinhos. É o que torna a textura do vinho seca, amarga e encorpada por conta do seu efeito adstringente, mas também auxilia na conservação da bebida. Eles estão presentes em cascas de uvas, sementes e nos cabinhos dos cachos, conhecidos como engaços. Mas, embora seja um importante atributo sensorial enológico na determinação das qualidades do vinho, em excesso, é considerado um antinutriente.

“Assim, a determinação de tanino em amostras de alimentos por métodos analíticos ópticos – fotoluminescência – pode ser vantajosa, uma vez que esse tipo de procedimento é rápido, elimina a necessidade de experimentos e reagentes trabalhosos, ao mesmo tempo que proporciona relativa sensibilidade e seletividade”, afirma a pós-doutoranda Kelcilene Teodoro, que conduziu a pesquisa sob a supervisão do pesquisador da Embrapa Daniel Souza Corrêa.

Para o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Carlos, Mário Francisco Mucheroni, com esses sensores, os especialistas poderão ter uma informação a mais para a análise. “Quem sabe no futuro possa também ter informações sobre a origem, sementes, peles e barricas. Essa separação seria fundamental para o enólogo, no caso dos vinhos”, comenta o presidente.

Outra vantagem do sensor em forma líquida é que o método, em princípio, pode ser adaptado para aparelhos portáteis de fluorescência, facilitando o uso em diferentes locais.

De acordo com Teodoro, a literatura científica é escassa no que diz respeito à exploração de propriedades fluorescentes da celulose, que possam ser utilizadas em sensores químicos. “Geralmente, na área de sensores, a celulose ou a nanocelulose, embora bastante versátil, é combinada com outros materiais que desempenham o papel principal no mecanismo de detecção. Dessa forma, na maioria das aplicações, a nanocelulose atua como suporte ou substrato, enquanto sua autofluorescência inerente permanece ainda pouco explorada para aplicações em sensores”, esclarece a pesquisadora.

“Nós buscamos ampliar o uso de nanocelulose no ramo de sensores, encontrando aplicações inovadoras para esse material, já que verificamos que sua propriedade de autofluorescência tem potencial para ser utilizada como sensor óptico, fenômeno pouco relatado na literatura”, relata Corrêa.

Rota enzimática

O estudo foi realizado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), sediado na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), com a proposta de investigar o aproveitamento da propriedade de autofluorescência de nanocristais de celulose para usá-la como ferramenta na detecção dos taninos. A pesquisa integra esforços contínuos de um grupo de cientistas para promover novas aplicações aos materiais celulósicos sustentáveis frente à demanda crescente por dispositivos optoeletrônicos em um cenário automatizado.

A obtenção dos nanocristais foi realizada por rota enzimática, que é o isolamento de nanoestruturas de celulose a partir de tratamentos mediados por enzimas, a partir de cavacos de madeira de seringueira branqueados, cedidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio (Apta), de Colina (SP).

De acordo com Teodoro, estudos de síntese de nanocristais de celulose (CNC – foto) a partir de hidrólise enzimática apontam tendência de menor custo energético, associados a condições experimentais de temperatura e pressão mais amenas, além da geração de resíduos menos tóxicos, em relação à hidrólise ácida com ácidos minerais. Assim, apresentam grande potencial para sustentabilidade no processo de obtenção de nanoceluloses.

Potencial sensor

Os pesquisadores testaram a aplicabilidade do sensor na forma líquida em bebidas obtidas a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Tannat. O processo de detecção consistiu em adicionar diferentes concentrações de ácido tânico comercial à suspensão aquosa de nanocristais de celulose extraídos da madeira da seringueira. As mudanças nos espectros de fluorescência dos nanocristais de celulose foram monitoradas imediatamente após a mistura do tanino com a suspensão aquosa.

“Constatamos que a propriedade de fotoluminescência advinda de agregados de nanocristais de celulose foi capaz de identificar ácido tânico (foto)  em diferentes vinhos tintos de modo eficiente, em concentrações que podem ser de interesse industrial. Observamos também que compostos, normalmente encontrados nas matrizes do vinho, não causaram alterações significativas no sinal detectado”, explica a pesquisadora.

A eficiência de aplicação do sensor em amostras de vinhos brasileiros foi validada por meio do método de medida das taxas de recuperação. “Nesse método, os dados obtidos para ácido tânico em vinhos foram comparados aos registrados para o ácido tânico em água. Os resultados alcançaram taxas elevadas de recuperação próximas a 100% – de 99,7% para o vinho Cabernet Sauvignon e 95,3% para o vinho Tannat”, conta Teodoro.

Para Corrêa, essas descobertas sugerem que os sensores ópticos baseados em nanocristais de celulose têm potencial para serem usados no monitoramento da qualidade de produtos alimentícios e bebidas. “As nanoceluloses são tradicionalmente exploradas como agentes de reforço mecânico, mas o ganho em sustentabilidade utilizando a celulose para substituir materiais tóxicos, não renováveis ou de alto custo, tem chamado a atenção das indústrias de madeira e papel, e esforços colaborativos têm surgido em todo o mundo para desenvolver novos produtos ecológicos e amigáveis”, diz o pesquisador.

Os cientistas enfatizam benefícios adicionais conferidos pela celulose à plataforma de sensoriamento, como a sua natureza atóxica, biodegradável, versátil e sustentável. Com base em suas fontes de origem e características físico-químicas, as nanoceluloses podem ser classificadas como nanocristais de celulose (CNCs), nanofibrilas de celulose (CNFs) e celulose bacteriana (BC).

A pesquisa

O estudo “Exploring the potential of cellulose autofluorescence for optical detection of tannin in red wines” foi publicado on-line na revista Carbohydrate Polymers. Além de Teodoro e Corrêa, assinam o artigo os pesquisadores da Embrapa Instrumentação Maria Alice Martins e Luiz Henrique Capparelli Mattoso, e os bolsistas do LNNA e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia do Departamento de Química da UFSCar Rafaela S. Andre, Maycon J. Silva e Rodrigo Schneider.

A pesquisa teve o apoio do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rede de Nanotecnologia para Pesquisa em Agricultura (Rede AgroNano) e Embrapa.

Análise sensorial

A enóloga da vinícola Terras Altas, localizada em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto (SP), Luísa Antunes Tannure, explica que o processo atual para avaliar os taninos é realizado de forma sensorial na uva e no vinho. Na época de maturação da uva no campo, são feitas análises químicas para detectar o pH, acidez e açúcar em ºBrix, e provadas as uvas, avaliando textura e cor de sementes e cascas.

“Se as sementes estiverem com coloração marrom e crocante é um sinal de que os taninos estão com polimerização adequada. No vinho também avaliamos se a sensação na boca gerada pelos taninos está adequada”, conta a enóloga.

Ela diz que também realiza a análise de IPT (Índice de Polifenóis Totais) para medir taninos e outros compostos fenólicos sem separá-los. A análise química consiste em algumas etapas e tem início com a diluição do vinho e colocação de uma amostra em um aparelho chamado espectrofotômetro, que realiza a leitura imediata. Tannure explica que depois é feita uma conta simples, mas que não mede taninos exclusivamente.

“Como o equipamento é caro, essa análise é terceirizada, mas o custo para realizá-la é baixo. A análise geralmente é feita após a fermentação alcoólica ou malolática (feita por bactérias com a liberação de dióxido de carbono) para se obter dados do vinho no tanque e antes de engarrafar. Com isso, é possível obter um laudo do produto antes de finalizá-lo”, explica a enóloga. Ela ainda acrescenta que, para a tomada de decisões no dia a dia da vinícola, apenas a análise sensorial é suficiente. “A de IPT é importante, mas não imprescindível”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE24 minutos ago

Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral

Segurança Pública1 hora ago

Operação combate desmatamento do bioma Mata Atlântica na Paraíba e mais 17 estados no país

CIDADE1 hora ago

Nova pesquisa aponta Domiciano Cabral na frente de Taciana Leitão

Judiciário2 horas ago

Paraíba terá em 2024 maior número de eleitores aptos a votar de toda sua história

CIDADE2 horas ago

Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador

CIDADE2 horas ago

TCE investiga grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura São José de Caiana

Nacional3 dias ago

Gleisi tenta apaziguar tensões e nega apoio do PT a candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O truque que uso para me ajudar a sair do ciclo de tristeza

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes universitários: o que você precisa para seu dormitório!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Libertar-se do pecado requer não gostar dele

Educação & Cultura3 dias ago

A maior lição depois de 20 anos de educação especial nas escolas católicas

Segurança Pública3 dias ago

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

ECONOMIA3 dias ago

Fazenda eleva projeção para alta do PIB em 2024 de 2,5% para 3,2%

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Pé de Choro neste final de semana

Saúde3 dias ago

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Café Gelado

Educação & Cultura3 dias ago

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Educação & Cultura3 dias ago

Novo Plano Nacional de Educação tem quarta audiência na CE

Judiciário3 dias ago

Supremo começa a julgar se condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após decisão

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Inscrições do concurso para agente comunitário de saúde e de endemias terminam na próxima segunda-feira

Internacional3 dias ago

Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru

Internacional3 dias ago

China encerra programa de adoção por estrangeiros

Internacional3 dias ago

Austrália retira medalhas de militares por crimes de guerra

Internacional3 dias ago

A Otan deve derrubar drones russos no oeste da Ucrânia?

Judiciário3 dias ago

Justiça Eleitoral derruba segunda pesquisa IPN em Bananeiras por suspeitas de fraude eleitoral

Esporte3 dias ago

Neymar no Brasileirão? Novo reforço do Corinthians revela papo com craque: ‘Volte para casa’

ECONOMIA3 dias ago

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo após 30 dias de publicação da nova lei

CIDADE3 dias ago

Karla Pimentel desponta como favorita à reeleição em Conde com 62% das intenções de voto revela pesquisa

Segurança Pública3 dias ago

Dinheiro vivo e avião apreendidos pela PF: empresário e dono de Faculdade de Medicina sob suspeita em operação eleitoral

Politíca3 dias ago

Traição, Racha no Centrão e Apoio de Lira a Hugo Motta: A Explosiva Disputa pela Presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde3 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura3 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura3 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br