ECONOMIA
Boa Notícia: Idosos Podem Ficar 2 Anos Sem Pagar Conta de Luz
Campanha está ofertando até 2 anos de isenção no pagamento da tarifa de luz
O Congresso Nacional está discutindo novas medidas para tornar a vida dos idosos mais fácil, possibilitando que esse público tenha acesso a serviços básicos gratuitamente, de modo a garantir-lhes uma vida mais digna. Entre as medidas aprovadas recentemente, encontra-se a conta de luz gratuita, que visa trazer mais economia para eles.
O Governo Federal está sempre criando políticas públicas para auxiliar os brasileiros mais velhos, em especial aqueles de baixa renda. Para viabilizar tais ações, são estabelecidas parcerias com organizações públicas e privadas. Assim, sobra mais dinheiro para que os idosos possam gastar em alimentos e remédios, por exemplo.
Como funciona a conta de luz gratuita?
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi uma das instituições privadas que aderiram a essa tarifa social destinada aos idosos. Além disso, lançou uma promoção chamada “2 Anos Sem Conta Cemig“, na qual será realizado um sorteio e o consumidor premiado ficará 2 anos sem ter a conta de luz cobrada.
Para participar da ação, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, que visam favorecer a participação dos idosos, um público que necessita de maior assistência social. Assim, os interessados devem possuir inscrição ativa no CadÚnico, ter no mínimo 65 anos e receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Agora, para quem faz uso diário de aparelhos elétricos por razões de saúde, a chance de participar do sorteio está garantida. Além dessa iniciativa da Cemig, ainda existem diversas ações federais voltadas para consumidores de outros estados brasileiros.
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) oferece uma série de descontos na fatura de energia, de acordo com a renda familiar e o consumo do cidadão contemplado. Para participar, é necessário ter as informações atualizadas no CadÚnico, e os beneficiários do BPC/Loas também podem aderir.
Os descontos na conta de luz são bastante variáveis, conforme os gastos de cada família. De maneira geral, quanto menor for a quantidade de energia consumida, maiores serão os benefícios oferecidos pelo programa. Vamos conferir alguns dos descontos principais:
- Consumo até 30 KWh: 65% de desconto;
- De 31 KWh até 100 KWh: 40% de desconto;
- De 101 KWh até 220 KWh: 10% de desconto.