Saúde
Ioga nidra melhora o sono, a cognição e a memória
Todas as medições foram objetivas, sem depender de depoimentos dos praticantes
Ioga nidra
Praticar ioga nidra, uma espécie de treinamento de atenção plena ou meditação da mente alerta, pode melhorar o sono, a cognição, o aprendizado e a memória, mesmo em iniciantes.
Karuna Datta e seus colegas da Universidade de Ciências da Saúde de Maharashtra, na Índia, fizeram uma intervenção de duas semanas com um grupo de praticantes novatos, e os resultados mostraram que a porcentagem de ondas delta no sono profundo aumentou e todas as habilidades cognitivas testadas melhoraram.
Ao contrário das formas mais ativas de ioga, que se concentram nas posturas físicas, na respiração e no controle muscular, o ioga nidra – também conhecido como sono iogue – orienta as pessoas a um estado de relaxamento consciente enquanto permanecem deitadas.
Embora já existam vários estudos mostrando melhorias do sono e da capacidade cognitiva em decorrência desta prática, as pesquisas anteriores basearam-se mais em medidas subjetivas do que em dados objetivos.
Por isso, Datta e seus colegas utilizaram medidas polissonográficas objetivas do sono e uma bateria de testes cognitivos. Entre outras coisas, a polissonografia mede a atividade cerebral para determinar quanto tempo dura cada estágio do sono e com que frequência cada estágio ocorre. As medições foram feitas antes e depois de duas semanas de prática de ioga nidra, realizada durante o dia por meio de gravação de áudio de 20 minutos.
Melhor sono e melhor cognição
Após duas semanas de ioga nidra, os pesquisadores observaram que os participantes apresentaram um aumento significativo na eficiência do sono e na porcentagem de ondas delta no sono profundo. Também foram observadas respostas mais rápidas em todos os testes cognitivos, sem perda de precisão, e respostas mais rápidas e precisas em tarefas, incluindo testes de memória de trabalho, abstração, reconhecimento de medo e raiva, e tarefas de aprendizagem espacial e memória.
Os resultados batem com as conclusões de estudos anteriores que associam o sono com ondas delta à melhoria da qualidade do sono, bem como à melhor atenção e memória.
Os pesquisadores acreditam que este estudo fornece evidências objetivas de que a ioga nidra é um meio eficaz de melhorar a qualidade do sono e o desempenho cognitivo, sendo ainda mais interessante por ser uma intervenção de baixo custo e altamente acessível, da qual muitas pessoas podem se beneficiar.