ENTRETENIMENTO
A qualidade das mais importantes para fazer seu relacionamento durar
É uma qualidade que pode ajudar a manter um relacionamento, de acordo com um novo estudo publicado em 23 de outubro de 2023 na revista Psychological Science
Que casal não quer saber a receita para fazer o amor durar? Entre os muitos ingredientes estão, é claro, a comunicação, o perdão e a oração. Mas há um que muitas vezes é esquecido: o humor. E sim, embora vários estudos em psicologia já tenham comprovado a importância dessa qualidade no início de um relacionamento, ela também está se mostrando uma ferramenta eficaz para fortalecer um relacionamento amoroso. Essa é a conclusão de um estudo publicado em 23 de outubro de 2023 na revista Psychological Science e conduzido por uma equipe de pesquisadores da Singapore Management University.
“A atitude humana mais próxima da graça de Deus”
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores acompanharam mais de cem casais que estavam vivendo juntos por uma média de 18 meses. Eles pediram a todos os envolvidos que avaliassem seu nível de satisfação com o amor no final de cada dia, durante sete dias consecutivos. Os dias em que os participantes relataram altos níveis de satisfação foram aqueles em que eles riram mais com seu parceiro.
“Os dias em que você está mais satisfeito e comprometido com seu relacionamento correspondem ao momento em que você acha seu parceiro muito engraçado”, disse Kenneth Tan, professor assistente de psicologia da Singapore Management University e coautor do estudo, em um comunicado à imprensa.
Embora o estudo ofereça informações valiosas sobre o papel desempenhado pelo humor na manutenção do relacionamento de um casal, é essencial ter cuidado com o humor utilizado. Como o padre Denis Sonet aponta na Aleteia:
“Há o humor rabugento daqueles que zombam, fácil, às vezes vulgar, frequentemente encontrado em certos comediantes. Há o humor evasivo, que é uma maneira elegante de evitar falar de si mesmo ou responder a perguntas sérias. Há o humor narcisista da pessoa que busca agradar, até mesmo impressionar, e dar a imagem de uma pessoa espirituosa. Mas o humor que é apreciado é o humor espirituoso de alguém que coloca as restrições da vida em perspectiva. É um sinal de que essa pessoa tem uma certa força, pois parece não se importar com as dificuldades da vida cotidiana. Esse humor traz alegria e relaxamento ao casal”.
E, como diz o Papa Francisco em Dio è Gioia (Deus é alegria), um livro-entrevista editado por Chiara Amirante, “o senso de humor é a atitude humana que mais se aproxima da graça de Deus”. Dessa forma, além de fazer com que seu relacionamento dure mais tempo, ambos os cônjuges também podem se aproximar de Deus e, assim, tender mais para a santidade.