Educação & Cultura
Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco
Nova ESA estava inicialmente prevista para Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco. Campina Grande aguarda resposta do Ministério da Defesa
Campina Grande pode receber uma nova instalação da Escola de Sargento das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (2), pelo coordenador de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo. A possível vinda da ESA foi tratada pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Defesa.
A ESA é um estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, e é responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.
Conforme apurado, o Exército tem, atualmente, uma ESA, que está instalada no município mineiro de Três Corações. A segunda unidade da ESA estava inicialmente prevista para ser instalada em Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco, como publicado pelo blog do Jamildo, no Jornal do Commercio.
Por conta do impasse, o ClickPB notou que Bruno Cunha Lima agilizou contato com o Ministério da Defesa e ofereceu Campina Grande para receber uma nova ESA.
“Houve um contato do prefeito Bruno [com o Ministério da Defesa] no ano passado, mas continua sob avaliação do Ministério”, contou Marcos Alfredo.
O ClickPB questionou o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro sobre como está o processo de avaliação para a possível instalação da ESA em Campina Grande, mas até a publicação desta matéria não recebeu respostas.
No edital de 2023, a ESA ofereceu 1.095 vagas. Os aprovados vão cumprir um curso de formação durante dois anos, em regime de internato, podendo escolher uma entre 16 cidades para estudar durante o primeiro ano: Alegrete-RS; Blumenau-SC; Campo Grande-MS; Fortaleza-CE; Itajubá-MG; Jataí-GO; Jundiaí-SP; Juiz de Fora-MG; Natal-RN; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; e Rio de Janeiro-RJ.
Após o primeiro ano, os aprovados vão poderão escolher a especialidade de formação para o segundo ano. Com isso, ele será encaminhado para a ESA de Três Corações, a Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro ou o Centro de Instrução de Aviação do Exército em Taubaté-SP.
Em remuneração, após o curso de formação, os novos sargentos iniciam a carreira recebendo um soldo inicial de R$ 3.825, que chega a até R$ 5.049,00 após acréscimos de adicionais.
ClikcPB