Nacional
CNH 2024: Principais mudanças que todo motorista deve conhecer
Entenda as mudanças nesta documentação para o novo ano que se inicia agora
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é uma documentação importante para identificar os condutores dos mais diversos tipos de veículos. Sem essa licença, ninguém pode dirigir legalmente no Brasil e aqueles que são pegos sem ela podem ser punidos severamente, conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Assim, anualmente o poder público efetua uma série de mudanças nas leis e sistemas de modo a modernizar algumas práticas e simplificar a vida dos cidadãos. Logo, a habilitação também é afetada por esse tipo de procedimento e isso acaba gerando algumas dúvidas nos condutores.
Lembrando que é preciso renovar tal licença periodicamente, e a quantidade de tempo costuma variar conforme algumas particularidades do proprietário e a categoria do referido documento. Hoje, vamos descobrir quais serão as principais mudanças nele para 2024!
O que efetivamente mudará na CNH em 2024?
Como foi salientado no texto acima, não é incomum que as autoridades realizem alterações em leis, códigos e procedimentos visando trazer mais segurança, transparência e facilidades para as pessoas. Portanto, a CNH sofrerá modificações relevantes neste ano. Vejamos:
- Todos os motoristas deverão fazer exames psicológicos e toxicológicos, independentemente da sua categoria.
- A validade do documento variará [de acordo com] a idade do condutor.
- Pode ser preciso realizar um exame médico para obter a licença pela primeira vez.
- A CNH Social foi implementada para indivíduos de baixa renda.
Desse modo, os cidadãos que irão renovar ou tirar a documentação pela primeira vez em 2024 precisam ficar atentos quanto a essas alterações nos trâmites do processo. Inclusive, o processo de renovação exige que o interessado tenha consigo os seguintes itens:
- Documento de identificação: CPF ou RG.
- Comprovantes de residência como conta de luz, água, internet ou telefone.
- Possuir a Carteira Nacional de Habilitação antiga em mãos quando for renovar.
Por fim, todos esses papéis solicitados precisam ser apresentados tanto em suas versões originais quanto em cópias para que os procedimentos possam ser iniciados. O ideal é levar tudo em uma pasta, evitando rasgos, sujeiras e amassados que possam comprometer a legibilidade dos itens.