CIDADE
Suposto esquema de corrupção teria desviado R$ 21 milhões de Prefeitura do Sertão; veja detalhes
Uma denúncia ganhou as redes sociais e portais de notícias nesta semana, quando um suposto desvio no valor de 21 milhões de reais dos cofres da prefeitura de Patos, administrada pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) se tornou público nos últimos meses, e parece que a coisa era maior do que se acreditava.
Tudo começou ainda no mês de outubro de 2023, quando um secretário foi afastado do cargo de chefia com suspeita de irregularidades, e depois disso foram aparecendo outros fatos e a coisa ficando gigante e incontrolável, mesmo existindo pessoas querendo abafar. Em dezembro de 2023, no diário oficial do município do dia 29/12/2023, onde o novo secretário de finanças pede para uma vasta lista de contribuintes pagadores de IPTU, Alvarás de construção, ITBI, COSIP e outros tributos; apresentem os respectivos comprovantes. Nessa lista são pedidos os comprovantes de 17.544 transações financeiras que serão obrigadas a apresentarem comprovantes. Veja detalhes: https://xdanoticia10.blogspot.
Como funcionava o suposto esquema:
O suposto esquema envolve servidores, pessoas de dentro da gestão, corretores de imóveis e vereadores da base do prefeito Nabor (Esse seria o motivo para tentar abafar?). Onde os tributos de altos valores eram recebidos, emitida a certidão de quitação; só que os valores recebidos não seriam transferidos para as contas da prefeitura de Patos, ou seja, era rateado entre supostos operadores do esquema. Relatos de informante interno diz que tinha vereador andando e batendo na porta de grandes empresários pagadores de altos valores de IPTU, oferecendo a possibilidade de conseguir descontos através de sua influência dentro da gestão.
As vítimas:
Construtores denunciam que estão sendo cobrado de valores que já foram pagos, ou seja, estão sendo cobrados por valores que já teriam sido pagos. Empresários e comerciantes que também pagaram estão recebendo cobranças e tem os seus nomes da lista de devedores. A lista de vítimas é extensa.
Afastamento:
Até o momento somente uma pessoa foi afastada, mas as informações dão conta de que existem várias pessoas envolvidas que o suposto esquema acontecia de anos atrás.
Tentativa de abafar o caso:
A bomba caiu nos braços do prefeito Nabor, que até tentou minimizar o caso, porém a coisa já saiu do controle e agora ele tem a opção de denunciar os aliados e pessoas próximas ou assumir a batata quente. O informante afirmou que o clima está pesado dentro da prefeitura de Patos, que a partir das últimas semanas para entrar sem determinados setores da prefeitura de Patos se faz necessário registrar o nome e horário e o que foi fazer em determinado setor.
Fonte: Redação com blog X da Notícia