Connect with us

Internacional

Demanda por gás dos EUA pode impulsionar crise climática

País lucra com cortes de importações russas feitos por países europeus. Aumento da procura levou Estados Unidos a investir na expansão da produção

“À noite, ela é iluminada como Las Vegas”, descreve John Allaire, um engenheiro aposentado, o que vê quando olha para a chama tóxica de dez metros de altura que sai de uma refinaria de gás natural liquefeito (GNL) vizinha à sua propriedade costeira no estado de Louisiana, no sul dos EUA. 

Concluída no início de 2022, a refinaria de Calcasieu Pass, assim como outras que se multiplicam na Costa do Golfo, de Nova Orleans a Rio Grande, extrai, por meio do processo conhecido como fracking, o gás de xisto da região para produzir gás natural para a exportação.

“As refinarias poluem o ar, a água e agora querem triplicar o tamanho dessa instalação”, alerta Allaire sobre a infraestrutura que deve ser expandida sobre as áreas úmidas ao redor, repletas de lontras, patos, peixes e camarões. 

A Calcasieu Pass é da Venture Global, gigante do GNL com sede na Virgínia. A empresa quer construir uma instalação de exportação de GNL adjacente, chamada CP2, ampliando assim a atual refinaria. A Alemanha, onde fracking é proibido, é um dos principais financiadores do projeto. O país europeu tornou-se um cliente importante nos últimos anos, ao expandir as importações de GNL dos EUA para compensar a perda da oferta russa após a invasão do país à Ucrânia

John Allaire alerta que a nova instalação da Venture Global triplicará o tamanho da atual refinaria

Em junho de 2023, a empresa estatal alemã Securing Energy for Europe (SEFE) – antiga Gazprom Germania – assinou um contrato de 20 anos com a Venture Global para importar milhões de toneladas de GNL por ano das instalações da CP2. A venda para Alemanha compensa, pois o país um preço muito acima do doméstico pelo gás natural dos EUA.

Com o contrato, a Venture Global pode se tornar a maior fornecedora de GNL da Alemanha, apesar das preocupações com seu histórico ambiental. 

A atual refinaria de GNL da empresa, na fronteira com a propriedade da Allaire, foi alvo de 139 denúncias por poluição do ar desde que começou a operar em 2022, de acordo com o Departamento de Qualidade Ambiental da Louisiana. Segundo Shreyas Vasudevan, da ONG ambiental Louisiana Bucket Brigade, a empresa está operando “fora dos parâmetros” da Lei do Ar Limpo dos EUA para poder atender à crescente demanda de clientes como a Alemanha. 

Allaire vem documentando a queima diária de gás em Calcasieu Pass

No entanto, o CEO da Venture Global LNG, Mike Sabel, assegura que empresa está trabalhando com a SEFE para garantir “a segurança do fornecimento não apenas para a Alemanha, mas para o restante do mercado de gás europeu”. “A Alemanha agiu de forma decisiva para diversificar seu portfólio de energia, e o GNL será uma parte vital desse mix”, disse ele em um comunicado em junho passado. 

A DW entrou em contato com a Venture Global para comentar o assunto, mas não recebeu resposta até o momento da publicação.  

Exportações de GNL: ‘”vender para quem dá o maior lance”

O projeto CP2 tornou-se o foco dos esforços para impedir a expansão do GNL, que fará com que os EUA dobrem suas exportações de gás até 2035. Embora os Estados Unidos produzissem gás exclusivamente para consumo doméstico até 2016, o país agora é o maior exportador de GNL do mundo. 

“Nos 20 anos em que trabalhei com exploração, produção e perfuração, nenhuma dessas moléculas de hidrocarbonetos foi para o mar”, disse Allaire à DW. “É um jogo diferente agora. Vendem para quem der o maior lance.” 

O gás natural tem sido apresentado como uma “ponte” para um sistema de energia livre de combustíveis fósseis, pois emite menos CO2 do que o carvão. Mas o GNL é composto principalmente de metano, um gás de efeito estufa cerca de 80 vezes mais potente que o dióxido de carbono, se levando em conta em um período de 20 anos. Além disso, a longa cadeia de fornecimento de GNL aumenta o risco de vazamentos de metano.

Os EUA anunciaram regras para reduzir as emissões de metano do setor de petróleo e gás na cúpula climática COP28, realizada no ano passado nos Emirados Árabes Unidos, mas a produção de GNL em andamento contradiz a intenção. 

De acordo com um estudo de 2019 realizado por Robert Howarth, especialista em metano da Universidade de Cornell, nos EUA, apenas o aumento na exploração de gás de xisto por fracking na América do Norte pode ter sido o responsável por “mais da metade do aumento das emissões de combustíveis fósseis em todo o mundo na última década”. 

“Exportações de GNL serão responsáveis por mais emissões de gases de efeito estufa do que todos os carros, casas e fábricas da Europa”, escreveu o ativista climático americano Bill McKibben em um artigo em dezembro. A expansão da produção de GNL anulará todas as reduções de emissões nos EUA desde a virada do século, acrescentou ele.    

McKibben se refere também a uma carta enviada por 170 cientistas ao presidente dos EUA, Joe Biden, em dezembro. Nela, eles exigiam que Biden cancelasse a licença para o terminal CP2 e acabasse com todos os projetos futuros de GNL.  

“A magnitude da expansão proposta para o GNL nos próximos anos é impressionante”, diz a carta. “A aprovação do CP2 e de outros projetos minará os objetivos estabelecidos para abordar de forma significativa a crise climática e nos colocará em um caminho contínuo em direção a um caos climático crescente.”   

Anteriormente, em novembro, outra carta assinada por 60 legisladores democratas pediu ao Departamento de Energia que considerasse “o impacto agregado que o enorme crescimento das exportações de GNL dos EUA tem sobre o clima, as comunidades e nossa economia”.

Centenas de manifestantes marcharam em Nova Orleans na semana passada contra a ampliação da refinaria de GNL da Venture Global em Plaquemines Parish. As comunidades vizinhas do projeto, predominantemente compostas por negros, serão drasticamente afetadas pela poluição em caso de fortes tempestades, disse o Bispo Wilfret Johnson da Paróquia de Plaquemines, que se opõe à construção. 

Johnson teme que a instalação da Plaquemines de GNL seja inundada quando os furacões atingirem a Costa do Golfo

“Os furacões ocorrem o tempo todo; essa fábrica está na zona de inundação”, disse ele à DW, lembrando os danos causados pelo furacão Katrina em 2006.    

Biden cedeu à pressão?

Essa resistência dos eleitores preocupados com o clima pode ter influenciado o governo Biden. Na sexta-feira (26/01), a Casa Branca confirmou que suspenderia temporariamente a aprovação de autorizações de exportações de novas refinarias de GNL pendentes que não fazem parte de acordos de livre comércio, como aquelas da Europa – para onde foi cerca de metade de todas as exportações em 2023.

Enquanto isso, o Departamento de Energia realizará uma análise dos impactos da exportação de gás, como o possível aumento no preço da energia para os consumidores americanos, e seu reflexo nas emissões de gases de efeito estufa. A declaração do governo também se referiu aos “impactos perigosos do metano em nosso planeta”. 

Segundo uma reportagem do New York Times, a CP2 da Venture Global e outros 16 projetos de exportação de GNL não serão aprovados até o próximo ano.

“Tal ação chocaria o mercado global de energia, tendo o impacto de uma sanção econômica e enviando um sinal devastador aos nossos aliados de que eles não podem mais confiar nos Estados Unidos”, disse a porta-voz da Venture Global, Shaylyn Hynes, em resposta às declarações.

Alemanha tem papel central no boom do gás fóssil 

De acordo com relatório do think tank alemão The New Climate Institute, a Alemanha está pagando preços altos por um gás de que nem sequer precisa. 

A demanda alemã por gás caiu 12% em 2022, em parte devido à maior eficiência e à economia de energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Mesmo assim, o país está construindo uma série de novos terminais para receber GNL dos EUA e de outros países, como o Catar. Além disso, a atual infraestrutura dos EUA já é suficiente para compensar o déficit de fornecimento de gás russo na Europa, dizem especialistas em energia.

“A Alemanha nunca teve escassez de gás e foi capaz de lidar com o inverno de 2022 sem seus próprios terminais”, diz uma carta da sociedade civil alemã e de grupos ambientais enviada aos reguladores dos EUA em 17 de janeiro, que também pedia que a CP2 da Venture Global não fosse autorizada.

De acordo com a carta, o Ministério da Economia alemão “admitiu que a Alemanha conseguiu suprir a demanda por meio dos terminais de importação de GNL existentes na Bélgica, Holanda e França”. 

“Não se trata de um recurso infinito; não é uma solução de longo prazo”, disse John Allaire sobre o raciocínio de que o “gás da liberdade” dos EUA suprirá as necessidades energéticas da Europa no futuro. “Podemos ser 100% sustentáveis com energia renovável nos próximos dez anos, se quisermos”, acrescentou. “Mas há muito dinheiro envolvido nisso.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO7 minutos ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO20 minutos ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional23 minutos ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde39 minutos ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE42 minutos ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura52 minutos ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura53 minutos ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional56 minutos ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional59 minutos ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional1 hora ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO1 hora ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca1 hora ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte1 hora ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional1 hora ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA1 hora ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE1 hora ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional1 hora ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional2 horas ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE2 horas ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública3 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional3 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca3 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE4 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário4 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde4 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional4 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário5 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Bolo de Rapadura

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br