Esporte
Brasil perde pênalti e é derrotado pelo Paraguai na estreia da fase final do Pré-Olímpico de Futebol Masculino 2024
Seleção sub-23 acabou superada por 1 a 0 nesta segunda-feira (5 de fevereiro). Equipe teve as melhores chances de gol, com pênalti desperdiçado por Endrick. Torneio distribui duas vagas em Paris 2024. Próximo compromisso acontece na quinta-feira (8 de fevereiro), contra a Venezuela, que empatou com a Argentina
A seleção brasileira sub-23 foi derrotada nesta segunda-feira (5 de fevereiro) pelo Paraguai, por 1 a 0, na estreia das duas equipes pelo quadrangular final do Pré-Olímpico de Futebol Masculino 2024. O torneio distribui duas vagas para Paris 2024.
Jogando no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, o Paraguai fez um melhor primeiro tempo, mas o Brasil teve as melhores chances de gol. Endrick perdeu pênalti aos 25 minutos. Peralta fez o 1 a 0 de cabeça, nos acréscimos. Placar inalterado em um segundo tempo sem tantas oportunidades para ambas as equipes, com vitória paraguaia ao final.
A fim de manter as chances de obtenção de um lugar nos Jogos da capital francesa, o Brasil precisa vencer os confrontos diante de venezuelanos e argentinos. O próximo compromisso da equipe é na quinta-feira (8 de fevereiro) contra a Venezuela, às 20:00 (horário de Brasília), que no jogo de fundo desta rodada de abertura do quadrangular, empatou com a Argentina em 2 a 2.
Confira abaixo como foi a derrota para o Paraguai, na estreia do Brasil pelo quadrangular final do Pré-Olímpico.
- Rumo a Paris 2024 |O sistema de classificação olímpico do futebol
- Futebol em Paris 2024 | Programação completa e ingressos
Brasil tem melhores chances e perde pênalti
O Paraguai foi superior nos primeiros 45 minutos, tendo mais posse de bola e a mantendo em seu campo de ataque. No entanto, o Brasil teve as melhores chances de gol.
Nelas todas, Endrick foi o protagonista. Aos 14, demorou para finalizar e permitiu a recomposição da defesa paraguaia. Aos 25, se livrou da marcação e sofreu pênalti, que ele mesmo cobrou, no meio do gol. González caiu para a esquerda e, com os pés, evitou o gol brasileiro. Aos 42, Endrick recebeu dentro da área, protegeu e tocou para John Kennedy chutar para fora, perdendo outra grande chance para o Brasil.
Mas, diz a máxima que, “quem não faz, toma.”
Nos acréscimos, em lance sem tantas pretensões, Peralta acabou sendo acionado de cabeça dentro da área brasileira. Desmarcado, não teve problemas para abrir o placar em cabeçada sem chances para Mycael. Fim de primeiro tempo e 1 a 0 para o Paraguai.
Os paraguaios mantiveram o ritmo no segundo tempo, com Gómez chutando forte à direita de Mycael logo aos oito minutos. Ademais, marcavam muito bem a saída brasileira, que não conseguia criar.
À metade da etapa complementar, a partida ficou mais equilibrada, situação que permitiu o Brasil arriscar mais, sem conseguir transformar as – poucas – chances que teve em gol.
Aos 43, Arthur Chaves teve a melhor oportunidade de empatar, em cabeceio à esquerda da meta paraguaia após cobrança de falta pela esquerda.
Fim de jogo e vitória do Paraguai por 1 a 0, placar que dificulta as pretensões do Brasil em obter uma vaga no torneio masculino de futebol em Paris 2024.
Andrey Santos: ‘Faltou paciência para manter a posse de bola’
Após o jogo o capitão Andrey Santos, falou na zona mista para o Olympics.com: “Claro que a gente queria vencer. Agora é preciso virar a página e seguir, o próximo jogo será contra a Venezuela, vai ser muito difícil e precisamos da vitória.”
Ao analisar a partida, ele resumiu: “No primeiro tempo a gente não conseguiu ter a bola e entramos na deles. No segundo [tempo] fizemos isso um pouco mais. Vamos estar mais atentos a isso contra a Venezuela.”
Perguntado sobre em qual aspecto do jogo o Paraguai soube neutralizar o Brasil, Andrey finalizou: “Jogo de seleções é muito difícil. As duas equipes são muito boas, o Paraguai foi muito competitivo e faltou a gente ter paciência para manter a posse de bola.”
Venezuela consegue empate com a Argentina perto do fim
No jogo de fundo da primeira rodada do quadrangular final do Pré-Olímpico de Futebol Masculino 2024, Venezuela e Argentina empataram por 2 a 2 em um eletrizante jogo.
Diante de um Brígido Iriarte lotado, os donos da casa levaram a torcida ao delírio, ao abrirem o marcador aos 16 minutos. Martínez em alta velocidade avançou pela esquerda e chutou para o gol de Leandro Brey, que não conseguiu segurar – o gol foi considerado contra de Brey. A Argentina obteve o empate também em gol contra. Aos 39, o zagueiro venezuelano Carlos Rivas colocou ao fundo do seu próprio arco. Fim do primeiro tempo e placar de 1 a 1.
Na segunda etapa, a “Alvi-Celeste” voltou melhor e criou muito mais oportunidades. Sem criatividade e com poucas chances, a Venezuela se limitou a defender. Das poucas vezes em que avançou, deu origem ao contra-ataque que terminou no 2 a 1 para a Argentina, com gol de Thiago Almada – seu quarto na competição, empatando com o uruguaio Luciano Rodríguez.
Quando a partida se encaminhava para o fim, já nos acréscimos, o goleiro Brey comete pênalti em uma das poucas opotunidades de ataque dos anfitriões. Após análise do VAR, foi confirmada a penalidade máxima. Na cobrança, Kevin Kelsy empatou para a Venezuela e deu números finais ao jogo em 2 a 2.
“O empate deixa a gente bem irritado. Mas é preciso processar isso e mudar a mentalidade, temos feito as coisas muito bem”, disse Leandro Brey para as redes da Associação de Futebol Argentino (AFA).
Na próxima rodada (quinta-feira, 8 de fevereiro), a Venezuela enfrentará o Brasil às 20:00 (hora de Brasília), enquanto a Argentina vai encarar o Paraguai, mais cedo, às 17:00 (hora de Brasília).
Pré-Olímpico de Futebol Masculino 2024: jogos do quadrangular final
Horários de Brasília
5 de fevereiro – segunda-feira
- Brasil 0 x 1 Paraguai – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas)
- Argentina 2 x 2 Venezuela – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas)
8 de fevereiro – quinta-feira
- 17:00 – Argentina x Paraguai – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas)
- 20:00 – Venezuela x Brasil – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas)
11 de fevereiro – domingo
- Paraguai x Venezuela – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas) – horário a confirmar
- Brasil x Argentina – local: estádio Brígido Iriarte (Caracas) – horário a confirmar
Campanha do Brasil na primeira fase do Pré-Olímpico de futebol masculino
- Brasil 1 x 0 Bolívia – 23 de janeiro
- Brasil 2 x 0 Colômbia – 26 de janeiro
- Brasil 2 x 1 Equador – 29 de janeiro
- Brasil 1 x 3 Venezuela – 1º de fevereiro
O Brasil passou para o quadrangular final do Pré-Olímpico como líder do grupo A, enquanto a Venezuela foi vice-líder. Pelo grupo B, a Argentina terminou em primeiro, e o Paraguai, em segundo.