CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google substitui Bard por Gemini — entenda a mudança
Ainda em tentativa de superar a OpenAI (dona do ChatGPT), a Google faz mais uma tentativa de se estabelecer no mercado de inteligência artificial
Ainda em tentativa de superar a OpenAI (dona do ChatGPT), a Google faz mais uma tentativa de se estabelecer no mercado de inteligência artificial (IA): Google Gemini. A tecnologia substitui o antigo Google Bard, que não completou nem um ano de existência (foi lançado em maio de 2023 em 180 países, deixando o Brasil de lado na época) e já foi descartado pela empresa.
O Gemini também ganhou versão móvel (para Android e iOS). Para se ter ideia, o aplicativo para Android acumula, até o momento de publicação desta matéria, mais de 100 mil downloads em sua página na Play Store.
Relembre os problemas com o Google Bard
Ao ver a inteligência artificial tomando cada vez mais espaço dentro do ramo da tecnologia, a Google teve pressa para rivalizar com o ChatGPT.
Em decorrência disso, a empresa anunciou seu primeiro chatbot (Google Bard) em fevereiro do ano passado, chegando em maio em 180 países em maio do mesmo ano. Na época do lançamento, diversos outros países foram deixados de lado, dentre eles, o Brasil — que só receberia o recurso em julho.
O Bard não teve apenas problemas com atrasos, mas também de funcionamento. A tecnologia foi tratada pela Google como algo experimental, e, inclusive, exibia uma mensagem anunciando a falta de eficácia da IA. “O Bard nem sempre vai acertar. O Bard pode dar respostas incorretas ou impróprias. Em caso de dúvida, use o botão ‘Pesquisar no Google’ para verificar as respostas do Bard”, dizia o aviso.
Tentativas frustradas
Em setembro do último ano, a Google anunciou que o Bard teria integração com outros serviços da empresa — outra frustração com a IA.
Na época, a companhia queria tornar o Bard “uma assistente da realidade”, e, para isso, o ‘Bard Extensions’ (‘Extensões Bard’, em tradução livre) teria novas funcionalidades, como fazer o usuário receber horários atualizados de voos, detalhes sobre os hotéis e até mesmo sugestões de vídeos relacionados ao destino no YouTube, ao planejar uma viagem.
Os serviços que contemplavam o YouTube, Drive, Gmail, Voos, Maps e Hotels foram, inicialmente, liberados apenas em inglês. Tais atrasos recorrentes dificultaram a acessibilidade aos países onde a tecnologia foi disponibilizada.
Gemini não era substituto do Bard
A primeira ideia do que seria o Gemini não era moldada em cima de uma “substituição” do Bard. Inicialmente, em dezembro de 2023, o Gemini, era uma IA multimodal.
O Gemini foi projetado para ser uma tecnologia capaz de organizar e combinar vários tipos de informação (como textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação), juntando todas as IAs existentes no mercado em uma só.
Na época, no site do Gemini, em tradução livre, era dito que o Gemini “é o primeiro modelo a superar especialistas humanos em MMLU (Compreensão de Linguagem Multitarefa Massiva), um dos métodos mais populares para testar o conhecimento e as habilidades de resolução de problemas de modelos de IA”.
Mudança vai além do nome
Agora, o Gemini “enterrou” o Bard, se apropriando da funcionalidade de chatbot. O Monitor do Mercado questionou o próprio chatbot sobre o motivo da mudança. A resposta veio assim:
“O Bard foi substituído pelo Gemini por vários motivos, incluindo:
- Melhorias no desempenho: O Gemini é um modelo de linguagem mais avançado que o Bard, com melhor capacidade de gerar texto natural, traduzir idiomas e responder perguntas de forma completa e informativa.
- Maior eficiência: O Gemini é mais eficiente que o Bard, o que significa que ele pode processar informações mais rapidamente e usar menos recursos computacionais.
- Novas funcionalidades: O Gemini oferece várias funcionalidades que não estavam disponíveis no Bard, como a capacidade de gerar diferentes tipos de conteúdo criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mails, cartas, etc.
Em resumo, o Gemini foi criado para ser um sucessor mais poderoso e versátil do Bard. Se você estiver procurando por um modelo de linguagem que possa oferecer melhor desempenho, eficiência e funcionalidades, o Gemini é a melhor opção.
Aqui estão alguns detalhes específicos sobre as melhorias do Gemini em relação ao Bard:
- Compreensão de linguagem natural: O Gemini é melhor em entender o significado de frases e perguntas complexas.
- Geração de texto: O Gemini é capaz de gerar texto mais natural e fluente.
- Tradução: O Gemini é mais preciso na tradução de idiomas.
- Resposta a perguntas: O Gemini é capaz de fornecer respostas mais completas e informativas a perguntas.
- Criatividade: O Gemini pode gerar diferentes tipos de conteúdo criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mails, cartas, etc.”