ECONOMIA
IFI revisa estimativas para receitas do governo em 2024 e alerta para possíveis desafios
A Instituição Fiscal Independente (IFI) realizou uma revisão das estimativas para o ganho de receita do governo em 2024, evidenciando uma projeção de arrecadação de R$ 130,4 bilhões a partir de medidas já aprovadas e novas ações do Executivo. O montante, embora supere as estimativas anteriores, continua significativamente abaixo do impacto positivo calculado pelo governo, indicando desafios para atingir a meta de zerar o déficit primário.
A IFI destacou aumento nas estimativas de receita proveniente da tributação dos fundos exclusivos, principalmente devido a ingressos registrados recentemente. No entanto, a principal discrepância persiste nas projeções de receitas, especialmente na cobrança de tributos federais em operações de subvenção estadual e na expectativa de recuperação de créditos no âmbito do Carf.
Considerando as premissas de arrecadação e despesas revisadas, a IFI estima que o déficit primário em 2024 poderá ser de 0,9% do PIB, contrariando a meta fiscal estipulada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A instituição destaca a necessidade de avaliação diante dos riscos associados a esse cenário.