AGRICULTURA & PECUÁRIA
Colheita da safra de soja atinge 84,66% das áreas no MT
O avanço da colheita da soja para a safra 2023/2024 em Mato Grosso registrou aumento
O avanço da colheita da soja para a safra 2023/2024 em Mato Grosso registrou aumento, atingindo 84,66% das áreas finalizadas até sexta-feira, 01/03, um acréscimo de 8,21 pontos percentuais em relação à semana anterior.
De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o ritmo mais lento dos trabalhos de colheita está relacionado à entrada das lavouras que foram semeadas posteriormente. Essas áreas não foram afetadas pela seca extrema que atingiu o estado, e, consequentemente, o ciclo da soja não apresentou encurtamento significativo. Como resultado, o ritmo da colheita em Mato Grosso está 3,46 pontos percentuais atrás do observado no mesmo período do ano anterior, mas 1,14 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos.
Analisando as regiões do estado, o Médio-Norte e o Oeste praticamente finalizaram os trabalhos de campo, atingindo 99,18% e 98,02% das áreas finalizadas nas últimas semanas, respectivamente. No entanto, a expectativa é de que o ritmo de colheita diminua nas próximas semanas devido à menor disponibilidade de áreas prontas para a colheita em Mato Grosso.
O panorama atual da colheita de soja reflete a complexidade da safra e a diversidade das condições climáticas ao longo do estado, influenciando diretamente na produtividade e no ritmo dos trabalhos agrícolas.