CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp Beta recebe criador de figurinhas no Android
O WhatsApp iniciou os testes do criador de figurinhas no aplicativo para Android. A novidade que transforma imagens em stickers surgiu na versão 2.24.6.5 Beta e está sendo liberada gradualmente aos participantes do programa experimental.
A atualização dá sequência à versão estável do mensageiro para iOS, que recebeu a novidade em janeiro. Com o novo recurso, não é preciso utilizar outros apps para criar os stickers que são enviados em conversas com amigos, colegas de trabalho e afins.
Criador de figurinhas no Zap para Android
O criador de figurinhas oferece ferramentas para você personalizar as imagens que dão graça e leveza às conversas. Segundo o site WABetaInfo, que antecipou a novidade, o app experimental para Android permite converter imagens do armazenamento do celular ou recebidas nos stickers.
Para usar a funcionalidade, você precisa abrir o seletor de figurinhas, escolher a opção “Criar” e selecionar a imagem que será adaptada. Também é possível transformar as mídias recebidas pelo próprio mensageiro através do botão “Criar figurinha”, que fica dentro do menu do visualizador de arquivos.
Ao gerar o sticker, o WhatsApp dá a opção para remover o fundo da imagem a fim de destacar o objeto ou personagem e até incluir textos e desenhos à mão livre. Você também consegue editar figurinhas já existentes.
O adesivo fica salvo na conta do criador logo após a edição, e pode ser enviado para qualquer conversa individual ou grupo. Além disso, outras pessoas podem favorita-las ao receber a imagem — portanto, parcimônia ao fazer brincadeiras com as figurinhas.
Apesar da estreia no WhatsApp Beta, ainda não há previsão de lançamento do recurso na versão estável do app para Android.
Outras novidades
A equipe do WhatsApp está preparando outras novidades ao mensageiro, como a opção para definir contatos favoritos para ligações. A empresa também deu novos passos no suporte às passkeys, as famosas chaves de segurança que prometem substituir as senhas e trazer mais segurança aos serviços digitais.
Os testes também se concentram em mudanças na interface do app para Android, que pode ganhar menus com ícones no futuro. Já no programa para Windows, a Meta iniciou o experimento da opção para separar os chats em janelas separadas.