Nacional
Lula é “idiota útil do Hamas”, afirma jornalista britânico
Ao abordar a fala de Lula (PT) contra Israel, o jornalista britânico Jake Wallis Simons destacou que considera o posicionamento do petista como sendo antissemitismo
O renomado jornalista britânico Jake Wallis Simons, autor do livro “Israelofobia – A mais recente versão do mais antigo ódio e o que fazer a respeito”, expressou duras críticas ao presidente do brasileiro, que foi eleito pelo TSE em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo.
Durante a entrevista, Simons não poupou palavras ao apontar Lula como um “idiota útil do Hamas”. Essa afirmação surge em resposta à declaração feita por Lula em fevereiro, na qual comparou a resposta militar de Israel aos ataques terroristas do Hamas com o massacre de judeus perpetrado por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao abordar a fala de Lula (PT), Simons destacou que considera tal posicionamento como antissemitismo, além de totalmente covarde e injusto. Ele ressaltou as atrocidades cometidas por Hitler contra os judeus durante o Holocausto, contrastando-as com a situação em Gaza, onde Israel foi vítima de um dos ataques terroristas mais violentos desde a Segunda Guerra Mundial, respondendo militarmente aos ataques terroristas que sofreu na tentativa de neutralizar novas ameaças do Hamas, como qualquer outro país democrático faria.
O jornalista ainda enfatizou que o objetivo do Hamas é causar o maior número possível de vítimas entre o próprio povo palestino, manipulando figuras públicas como o Lula para proferir declarações infundadas. Segundo o jornalista britânico, essas pessoas se tornam “idiotas úteis” para os propósitos de grupos terroristas.
O jornalista britânico Jake Wallis Simons, tem 46 anos, é formado em língua inglesa pela Universidade de Oxford, onde também lecionou. Possui doutorado em escrita criativa pela Universidade de East Anglia e é autor de quatro romances.
Além de suas contribuições como editor do Jewish Chronicle, Simons também é redator do Spectator, comentarista da Sky News e locutor da BBC Radio 4 e do World Service. Sua vasta experiência inclui passagens pelo The Guardian e pela CNN.