Connect with us

Judiciário

Vamos discutir a relação? Tudo é relacional, a corrupção também

A questão não é a corrupção em si, mas a forma como ela se relaciona com as demais coisas

Se você pretende realmente entender como o mundo funciona pare de olhar para as coisas individualmente e repare nos relacionamentos. O importante não são as coisas em si, mas a relação entre essas coisas. Compreender algo é justamente entender como esse algo se relaciona com as demais coisas.

Para se ter uma visão clara do problema da corrupção sistêmica (e de qualquer outro problema complexo) olhe para os relacionamentos e não para os indivíduos. Tenha sempre em mente que, independentemente da amplitude e profundidade que se examine algo, tudo faz parte de um sistema. A corrupção sempre está inserida em um sistema. E sistema significa interações, conexões, relacionamentos.

Corrupção não é sobre a linha reta que une corruptos e corruptores, mas sim sobre uma teia de interconexões onde tudo tem relação com o resto.

Vejamos um exemplo em seu nível micro. Um empresário pagando propina para um prefeito de uma pequena cidade para receber algum benefício. Parece um ajuste bilateral, uma linha reta entre corruptos, mas na realidade é um pequeno sistema de corrupção. Por menor que seja, não é uma relação linear entre o prefeito e o empresário, nem tampouco um evento pontual.

Na verdade, esse sistema está sempre inserido ou é conexo com outros sistemas, como partidos políticos, carteis, órgãos públicos e o sistema eleitoral. Esse microssistema, composto a princípio de um empresário e um agente político, pode ser alimentado ou alimentar outros sistemas. Suponha que, no exemplo, o benefício “comprado” pelo empresário e “vendido” pelo prefeito seja simplesmente uma omissão, como a não fiscalização do lixo tóxico da empresa, permitindo que este seja despejado no rio que passa pelo pequeno município. Quais serão as repercussões desse microssistema de corrupção em outros sistemas?

Repare como o que importa não são os “objetos” envolvidos, mas sim a relação entre o empresário e o prefeito. E esta, ao contrário do que aparenta, nunca é apenas bilateral. Diversos outros sistemas serão afetados. A população, a fauna, outras cidades e o ecossistema por onde o rio passar. Perceba também como a relação entre o empresário e o político não é episódica. Não é um raio que atinge uma pedra durante uma tempestade, sem maiores consequências. Um sistema complexo nunca opera como um sistema fechado, sempre há troca de informações com o resto do mundo, com o meio ambiente. As repercussões dessa troca são de difícil previsão em termos de proporções e impacto justamente porque a relação de causa e efeito nos sistemas complexos não são lineares.

Para navegar num cenário de corrupção sistêmica, e dissipar a neblina que encobre as interconexões e o verdadeiro propósito dos sistemas que estão ao nosso redor, é fundamental ter em mente que um problema complexo não significa dizer que ele é “complicado”. Embora usado de maneira indistinta no cotidiano, são conceitos diferentes.

Complexidade significa múltiplas interdependências. Quanto mais interações, mais complexo é o problema. No mundo real não existem sistemas isolados e independentes. Tudo está interconectado. Todas as coisas exercem e sofrem interferências recíprocas. O mundo é contínuo, do átomo à mais distante galáxia. O modo como esses sistemas estão conectados ditam seu comportamento. Por isso é que as interconexões de um sistema são tão importantes. Isso é especialmente relevante nos sistemas sociais, onde a corrupção está inserida.

Embora o mundo seja uma grande teia de relacionamentos, nossa tendência é enxergar linhas retas independentes, como se fossem pequenas frações autônomas da realidade. Em outras palavras, esquecemos que tudo é relacional. Para entender o significado de qualquer coisa precisamos relacioná-la com as demais e com o seu ambiente. Contexto é tudo.

Portanto, ao analisar um problema complexo é preciso lembrar que nosso “padrão de fábrica” é enxergar um recorte estático do ambiente onde aquele problema está inserido, deixando várias porções de fora.

Esse nosso jeito de ver o mundo em pedaços independentes tem uma explicação evolutiva e proporcionou avanços na nossa compreensão do mundo. Delimitar e reduzir um sistema é uma boa estratégia para, numa primeira aproximação, tentar entender um problema. Essa é a nossa configuração default e é muito útil. Sem esse reducionismo pedagógico seria extremamente difícil compreender o mundo.

O fato de ser útil, entretanto, não implica que seja um retrato fiel. E aqui reside a armadilha. Fazer distinções não implica em criar separações reais no mundo natural. Um dos grandes obstáculos na solução de um problema complexo é pensarmos que se trata de desafio isolado, evento pontual ou questão restrita a uma área em particular. Problemas complexos não são fotografias, que respeitam as fronteiras do enquadramento. Em sua essência eles são filmes em 3D sem a função pausar, em constante mudança. A fotografia ajuda a ter uma boa noção do problema, mas nunca representa exatamente o problema em toda a sua complexidade.

Portanto, a corrupção não é um problema exclusivamente “jurídico”. A violação às leis, normalmente tratada pelo “Direito”, é apenas um “recorte” da realidade, uma fotografia, que facilita nossa compreensão. Da mesma forma, usamos distinções criadas pelo homem que nos ajudam a investigar e desvendar o mundo, como a Física, a Química e a Biologia.

Entretanto, é fundamental ter em mente que esses limites são artificiais e traçados para fins didáticos, ou seja, as fronteiras entre as disciplinas da ciência são úteis para organizar os diversos ramos do conhecimento, mas, no mundo real, essas fronteiras não existem. As disciplinas da ciência são apenas diferentes aspectos da mesma realidade. Seria como olhar para o mesmo fenômeno com diferentes lentes.

Contudo, embora cada lente utilizada destaque apenas uma faceta do fenômeno, isso não significa que o resto fique apartado de forma estática, sem influenciar o objeto analisado.

Assim, não há uma real separação entre Economia e Psicologia. Não existe Biologia sem Química, nem está sem Física. São todas lentes utilizadas para enxergar a mesma realidade sob diversas perspectivas.

Para se lidar com problemas no mundo real é imprescindível não perder a visão do todo e lembrar que um problema complexo nunca é apenas “jurídico”, “político”, “cultural” ou “econômico”. Normalmente ele é um amálgama de tudo isso, em proporções que estão constantemente variando.

A dificuldade do combate à corrupção sistêmica ocorre justamente porque proporciona vibrações em outros sistemas, como o político, o econômico e o social. E isso é frequentemente ignorado por pessoas que lidam com problemas complexos.

A corrupção é um problema de alta complexidade. E, portanto, não deve ser vista como uma ilha isolada no meio do oceano. Quando lidamos com problemas complexos praticamente tudo é continente. Um continente dinâmico, em constante mudança, que se adapta conforme interage com outros sistemas.        

Portanto, para entender o funcionamento da corrupção sistêmica no Brasil você pode olhar, num nível micro, para a relação entre um agente público e um particular ou, ampliando a visão, para o funcionamento de uma organização criminosa que atua em várias esferas de poder. Pode, ainda, ampliar ainda mais essa análise e olhar para o funcionamento do sistema político do país e suas conexões com outros sistemas, como a Política, a Economia e a História.

O importante não é quantas vezes você aumenta ou diminui esse zoom na sua análise. O modelo desenhado vai depender do seu objetivo e da necessidade do caso concreto. O essencial é não confundir o seu modelo com a realidade, ou seja, não esquecer que as partes e outros sistemas que ficaram de fora do foco (do recorte) continuam interagindo e interferindo no sistema em análise e a qualquer momento pode ser necessário ajustar esse foco.

Portanto, tenha em mente que a corrupção “simples” não existe. O que existe é uma corrupção “simplificada”. Isto é, recortamos aquele fato do emaranhado de interconexões para que o fenômeno fique compreensível e, assim, possamos dar um tratamento (penal) ao caso. Esse tipo de intervenção pontual, embora útil e necessária, não cura a doença. Além disso, gera um efeito colateral. Passa a falsa sensação de que o remédio funciona indistintamente e que, dessa forma, basta ser replicado em grande escala para resolver a corrupção sistêmica. É justamente aqui que reside o grande equívoco e as consequentes desilusões.

AUTOR

SÉRGIO BRUNO CABRAL FERNANDES – Promotor de Justiça no Distrito Federal e mestre em Direito pela Universidade Cornell (EUA)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

STF vai decidir se vantagem funcional instituída por lei complementar municipal pode ser revogada por lei ordinária

Judiciário1 dia ago

Emendas parlamentares: STF suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões do orçamento da União, até cumprimento de critérios de transparência

Nacional1 dia ago

O Lula e as moedinhas do espelho d’água: a nova política econômica do Brasil?

Nacional1 dia ago

Mensagem de Natal e Final de Ano do Portal Informa Paraíba

ESTADO1 dia ago

Prazo final de requerer isenção do IPVA para 2025 vai até 31 de dezembro

Saúde1 dia ago

PB Saúde avança na Educação Permanente com realização de mais de 700 cursos de qualificação para profissionais da saúde

ESTADO1 dia ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

CIDADE1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa garante funcionamento de serviços essenciais na véspera e Dia de Natal

Politíca1 dia ago

Recursos destinados por Ruy garantem implantação de serviço de hemodiálise no Hospital Flávio Ribeiro Coutinho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Top Nine: veja como fazer sua retrospectiva do Instagram 2024

CIDADE1 dia ago

Heron Cid recebe Título de Cidadão de São Vicente do Seridó

Saúde1 dia ago

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

Saúde1 dia ago

Samu-JP divulga plano operacional para as festas de fim de ano no Busto de Tamandaré 

ESTADO1 dia ago

Fique em Dia com a Cagepa: mais de 75% das negociações são firmadas pelos canais digitais

ECONOMIA1 dia ago

Proposta de Alíquota Mínima de 10% no Imposto de Renda: O que Esperar da Nova Medida?

ECONOMIA1 dia ago

PIS/PASEP 2025: Saiba quem vai receber e entenda o calendário

ECONOMIA1 dia ago

Mitos e verdades sobre a Reforma Tributária que circularam em 2024

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Artista do Hip Hop  Paraibano lança vídeoclipe CYBER BLUE e movimenta a cena do rap na cidade de João Pessoa

Esporte1 dia ago

Prefeito Cícero Lucena autoriza construção de piscina olímpica no Centro de Treinamento Ivan Tomaz

Judiciário1 dia ago

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

ENTRETENIMENTO1 dia ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura1 dia ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde1 dia ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional1 dia ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Arroba de boi gordo: veja como fecharam as cotações hoje

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Arroz: leilões de contratos de opção negociam quase 92 mil toneladas

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Após estiagem, safra de feijão mostra sinais de recuperação

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO1 dia ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura1 dia ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde1 dia ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional1 dia ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional5 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional5 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA5 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública5 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura3 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional3 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br