Politíca
ALPB encerra campanha “Março Mulher” com palestra da desembargadora Fátima Bezerra Maranhão
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (27), solenidade de encerramento da ‘Campanha Março Mulher, rompa o Ciclo da Violência’, que tem o objetivo de alertar a sociedade e contribuir para o enfrentamento dos altos índices de feminicídios no estado. O evento contou com a palestra da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão sobre a ‘Participação feminina na política e os paradigmas da cota de gênero no processo eleitoral.
A solenidade presidida pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, contou com a presença das deputadas Camila Toscano, Dra. Paula, Leonice Lopes e Sílvia Benjamin, assim como, dos deputados Caio Roberto, Dr. Romualdo, João Gonçalves, Tovar Corrêa Lima e Tião Gomes.
O presidente Adriano Galdino avaliou que a palestra sobre a participação da mulher na política ministrada pela desembargadora Fátima Maranhão é muito representativa para a Casa Epitácio Pessoa pelo fato da magistrada “ter conquistado um espaço importante em sua carreira, mesmo com tantos obstáculos que as mulheres precisam enfrentar diariamente”.
“A palestra, que encerra a programação do “Março Mulher” da ALPB, tem como foco jogar luz às causas femininas, especialmente na política. O hoje é muito especial. Dia no qual a gente mostra o compromisso que a Assembleia tem com a causa das mulheres. Além das diversas leis aprovadas aqui na Casa, durante o mês de março, sempre estamos preocupados em oferecer à mulher paraibana justiça e qualidade de vida. E isso é ótimo, é muito importante. Quero parabenizar e agradecer todas as mulheres paraibanas e dizer que estamos firmes e fortes na construção de um mundo melhor e mais justo para as mulheres paraibanas”, declarou Adriano Galdino.
A desembargadora Fátima Bezerra Maranhão chamou a atenção do eleitorado brasileiro que, em sua maioria, é formado por mulheres, entretanto, na política, as mulheres são minoria. “Embora a mulher seja o maior eleitorado do Brasil, nós percebemos que nos espaços de poder a mulher ocupa apenas 10%. Isso é inconcebível no mundo de hoje”, avaliou.
Durante sua palestra, a desembargadora reforçou a importância das mulheres se posicionarem e ocuparem os espaços que são delas, por direito e por respeito. “Quando uma mulher se candidata e, sequer, vota em si, mas recebe um voto de outra pessoa, é porque tinha capacidade de estar na disputa, prova que alguém confiou nela. E, se alguma pessoa confia no teu nome, vá adiante, que vale a pena lutar, seja por uma causa, por um sonho, por um projeto ou por um ideal de vida coletiva”, defendeu.
A deputada Dra. Paula ressaltou que a Campanha Março Mulher, Rompa o Ciclo de Violência, abraçada pelo Parlamento estadual, é uma missão liderada por todas as deputadas, cujas ações serão continuadas por todo o ano. “Sabemos da importância da ação que o presidente nos outorgou. Elaboramos projetos importantes e políticas públicas voltadas para as mulheres. É isso que nós queremos, que essa luta não seja apenas no mês de março, mas todos os dias”, declarou a parlamentar.
A deputada Camila Toscano fez uma avaliação positiva da Campanha Março Mulher – Rompa o Ciclo da Violência. Ela ressaltou que a iniciativa não se limitará ao mês de março, mas será estendida ao longo do ano, visando conscientizar as mulheres sobre seus direitos e sobre a importância de elas continuarem denunciando casos de violência. “Embora o mês de março esteja acabando, a violência infelizmente não acaba com ele. Vamos continuar visitando alguns órgãos parceiros e desenvolvendo atividades ligadas a essa campanha ao longo do ano em toda a Paraíba, para garantir que elas se sintam protegidas pelo poder público em todos os momentos”, concluiu.
A deputada Silvia Benjamin reforçou o papel social da Casa em oferecer informações e condições para que as mulheres se sintam mais seguras e valorizadas. “Que a mulher, realmente, tenha coragem de denunciar e saiba que tem uma rede que a ampara. A você, que presencia ou sabe sobre uma agressão, faça a sua parte: denuncie. Temos que nos valorizar e estarmos onde quisermos, na política ou não, no mercado de trabalho ou não. Que sejamos felizes onde quisermos e onde escolhermos, assim como falamos tanto no decorrer deste mês aqui na Casa e nos debates de diversos projetos parlamentares”, relatou.
É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, todas as sessões, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no YouTube.