Connect with us

Judiciário

STF forma maioria para rejeitar poder moderador das Forças Armadas

Ministros excluem qualquer interpretação que permita indevidas intromissões ou o emprego dos militares contra algum dos três Poderes

Lavagem da Estátua da Justiça após vandalismo ao prédio do STF

Há maioria formada entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para entender que as Forças Armadas não têm o poder moderador entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, excluindo qualquer interpretação que permita indevidas intromissões. Assim, para esses ministros, a chefia das Forças Armadas é poder limitado. Ainda, a prerrogativa do Presidente da República de autorizar o emprego das Forças Armadas, por iniciativa própria ou em atendimento ao Legislativo, ou Judiciário, não pode ser exercida contra os próprios Poderes entre si.

Os limites da atuação das Forças Armadas estão em discussão no Supremo desde sexta-feira (29/3) em um julgamento em plenário virtual que se estenderá até 8 de abril. Os ministros devem esclarecer as limitações do Exército, Aeronáutica e Marinha e as atribuições do presidente da República ao convocar essas forças. Essa discussão chegou à Corte por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6457) ajuizada, em 2020, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Voto do relator, ministro Luiz Fux

Até o momento, prevalece o voto do relator, ministro Luiz Fux. O ministro afasta a interpretação de que as Forças Armadas teriam um poder moderador segundo a Constituição – hipótese aventada por militares e membros da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, para justificar eventual golpe de estado ou intervenção nas eleições presidenciais em 2022.

Para Fux, a missão institucional das Forças Armadas se dá “na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem e não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”.

O relator esclarece ainda que a chefia das Forças Armadas é poder limitado, “excluindo-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes, relacionando-se a autoridade sobre as Forças Armadas às competências materiais atribuídas pela Constituição ao Presidente da República”.

Ao presidente do República, cabe autorizar o emprego das Forças Armadas por iniciativa própria ou em atendimento a pedido manifestado por quaisquer dos outros poderes constitucionais – por intermédio dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados – e a prerrogativa não pode ser exercida contra os próprios Poderes entre si.

Fux também não restringe o emprego das Forças Armadas para a “garantia da lei e da ordem” às hipóteses de intervenção federal, de estados de defesa e de estado sítio. Para ele, as Forças Armadas devem ser convocadas para prestar “excepcional enfrentamento de grave e concreta violação à segurança pública interna, em caráter subsidiário, após o esgotamento dos mecanismos ordinários e preferenciais de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, mediante a atuação colaborativa das instituições estatais e sujeita ao controle permanente dos demais poderes, na forma da Constituição e da lei”.

“Função militar é subalterna”, diz Dino

O relator recebeu o apoio integral do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e André Mendonça — que não depositaram voto escrito. Os ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes concordam com Fux, mas fazem acréscimos. Para Dino, caso prevaleça o voto do relator, a decisão deve ser encaminhada não só para a Advocacia Geral da União (AGU) como também para o Ministro de Estado da Defesa, “a fim de que – pelos meios cabíveis – haja a difusão para todas as organizações militares, inclusive Escolas de formação, aperfeiçoamento e similares”. Gilmar Mendes acompanhou Dino nas ressalvas.

Dino defende que a comunicação deve ser feita para “expungir desinformações que alcançaram alguns membros das Forças Armadas”. Ainda: “Dúvida não paira de que devem ser eliminadas quaisquer teses que ultrapassem ou fraudem o real sentido do artigo 142 da Constituição Federal, fixado de modo imperativo e inequívoco por este Supremo Tribunal”, complementou.

Em seu voto, Dino argumentou que não existe um poder militar e que a função militar é subalterna. “O PODER é apenas civil, constituído por TRÊS ramos ungidos pela soberania popular, direta ou indiretamente. A tais poderes constitucionais, a função militar é subalterna, como, aliás, consta do artigo 142 da Carta Magna”.

O artigo 142 da Constituição diz:

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

O ministro também lembra os 60 anos do golpe de 1964 e diz que foi um “período abominável” na história constitucional brasileira. Em seu voto, ele se recorda das cassações das investiduras de três ministros do STF: Hermes Lima, Victor Nunes Leal e Evandro Lins e Silva. “Eles estão vivos na memória jurídica do Brasil; igual honra não têm os seus algozes – incluindo os profissionais do Direito que emprestaram os seus conhecimentos para fornecer disfarce de legitimidade a horrendos atos de abuso de poder.”

Na visão de Dino, o Supremo ainda precisa se manifestar sobre a posição das Forças Armadas porque “subsistem ecos desse passado que teima em não passar, o que prova que não é tão passado como aparenta ser”.

“Eventos recentes revelaram que ‘juristas’ chegaram a escrever proposições atinentes a um suposto ”Poder Moderador”, que na delirante construção teórica seria encarnado pelas Forças Armadas. Tais fatos mostram lamentavelmente a oportunidade de o STF repisar conceitos basilares plasmados na Constituição vigente – filiada ao rol das que consagram a democracia como um valor indeclinável e condição de possibilidade à concretização dos direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs”, escreveu Dino em seu voto.

Ainda faltam se manifestar os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.

Ação questiona limites das Forças Armadas

A ação foi ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra os artigos 1º, caput, e 15, caput e §§ 1º, 2º e 3º, da Lei Complementar federal 97/1999, com as alterações das Leis Complementares 117/2004 e 136/2010. O partido pede para o Supremo esclarecer a atribuição do presidente da República para decidir a respeito da convocação dos demais Poderes sobre o emprego das Forças Armadas, os poderes do Presidente da República em relação às Forças Armadas e solicita que o Supremo estabeleça que o emprego das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem se limita aos casos e procedimentos da intervenção, do estado de defesa e do estado de sítio.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional11 horas ago

Lula volta a prometer isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Judiciário11 horas ago

Novas regras de férias e feriados para trabalhadores em 2025 

Judiciário11 horas ago

Resposta decisiva sobre trabalho intermediado por aplicativos deverá vir do STF

Internacional12 horas ago

EUA dão 30 dias para Israel ampliar acesso de ajuda a Gaza

Internacional12 horas ago

Ataques israelenses em alvos civis fazem colapsar serviços essenciais no Líbano

ESTADO15 horas ago

Paraíba recebe autorização para implantar novas estações de rádio comunitária

ESTADO16 horas ago

Maus-tratos e risco à saúde: CRMV-PB faz alerta sobre uso de animais na brincadeira do ‘cabelo maluco’

Politíca16 horas ago

ALPB concede cidadania paraibana ao sensei Hayashi Kawamura

Judiciário16 horas ago

Harrison Targino anuncia advogada Janny Milanês como candidata a vice-presidente da OAB-PB

CIDADE16 horas ago

TCE-PB e Secretaria de Educação promovem seminário sobre alfabetização para orientar prefeitos eleitos e reeleitos

Politíca16 horas ago

Projeto de Jutay cria programa para ensinar a estudantes economia e finanças e estimular empreendedorismo

Judiciário16 horas ago

STF confirma decreto que restabeleceu alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins

CIDADE16 horas ago

Colegiado do TCE aprova contas da Câmara de Puxinanã e mantém suspensão de concurso público

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Publicações orientam como coletar sementes e produzir mudas de árvores do Cerrado

CIDADE16 horas ago

Judiciário16 horas ago

OAB-PB estreia programa da TV Câmara hoje (17/10)

ENTRETENIMENTO16 horas ago

‘Operação Borboleta’: programa Espaço Cultural recebe cineasta Silvio Toledo

Educação & Cultura16 horas ago

Ensino de Libras a alunos ouvintes poderá se tornar obrigatório

Esporte16 horas ago

Comissão de Esporte analisa vínculo trabalhista para árbitros

Saúde16 horas ago

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade na Paraíba

CIDADE16 horas ago

Comissão delibera pela cessão de imóvel em Pedras de Fogo ao TRE-PB

CIDADE16 horas ago

Comarcas de Areia, Picuí, Cuité e Araruna recebem inspeções técnicas do projeto ‘Acesso Seguro’

ESTADO16 horas ago

Tarifa Social de Energia Elétrica: saiba quem tem direito ao benefício

CIDADE17 horas ago

Justiça anula eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bananeiras e determina novo pleito em 90 dias

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

No dia mundial da alimentação, João e Pollyanna celebram lançamento do PAA Estadual com investimento de mais de R$ 5 milhões

Politíca21 horas ago

As alegações de abuso de poder político e econômico em Santa Rita poderão levar a perda de mandato

Politíca1 dia ago

Governador rebate Jane Panta e diz que em Santa Rita não foi movida uma palha para reelegê-lo em 2022

Politíca1 dia ago

TRE-PB realiza preparação das urnas para o segundo turno em Campina Grande e João Pessoa

Politíca2 dias ago

Jane Panta afirma que foi um erro ter votado em João Azevedo e passa a integrar bancada de oposição na ALPB

Politíca2 dias ago

Veja a agenda do ex-presidente Bolsonaro em visita a João Pessoa nesta quinta-feira (17)

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

Judiciário5 dias ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br